Pular para o conteúdo principal
Itabuna vai investir em  sistema de geoprocessamento

Um sistema informatizado de dados, com múltiplas finalidades, que poderá, por exemplo, acelerar a realização de obras públicas, aperfeiçoar cadastros de programas sociais e ser utilizado até mesmo pelos órgãos de segurança. Assim pode ser explicado o geoprocessamento, uma complexa base de dados montada a partir de fotografias da cidade, e que Itabuna pretende implantar nos próximos meses.

O projeto está a cargo da Secretaria de Planejamento e Tecnologia, que define os parâmetros para a licitação do serviço. Em breve, será lançado o edital e a expectativa é de que toda a base de dados já esteja disponível no mês de junho. Além de montar o sistema, a empresa contratada será responsável pelo acompanhamento de sua utilização e treinamento de servidores municipais para o manuseio do programa.

“Nosso geoprocessamento será bastante avançado, as imagens terão uma precisão de dez centímetros, algo que provavelmente ainda não foi feito na Bahia”, afirma o secretário de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde. Ele explica que o sistema será montado com base no cadastro imobiliário do município, formado por 94 mil unidades, mas as informações vão servir a diversos setores e programas, como os sociais e da saúde.

O serviço associa imagens em altíssima resolução a uma imensa gama de informações. Por meio do cruzamento de dados, é possível saber, por exemplo, se existe um cadastro no Bolsa Família vinculado a determinado endereço e inclusive combater eventuais irregularidades. “O programa acaba, dessa forma, facilitando a fiscalização, o que é extremamente positivo para a sociedade”, salienta Athayde.

Em alguns municípios da região Sudeste, a exemplo de Barretos – SP, o geoprocessamento tem sido utilizado também como instrumento da área de segurança. Com o uso da tecnologia, a polícia consegue chegar mais rápido num local onde algum crime esteja sendo cometido e, em muitos casos, prevenir com maior eficiência as ações delituosas.

O secretário de Planejamento e Tecnologia de Itabuna acrescenta que o contrato para a construção da base de dados georreferenciada prevê uma atualização nas imagens a cada dois anos. Segundo Athayde, a medida é necessária em função das mudanças que se processam constantemente na área urbana.

 Texto: Ricardo Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é