Pular para o conteúdo principal
Novo veículo garante eficiência e economia ao setor de iluminação

Até pouco tempo atrás, o serviço de reposição de lâmpadas no sistema de iluminação pública de Itabuna combinava duas falhas graves: era caro e, ao mesmo tempo, ineficiente, acumulando queixas da comunidade. De acordo com a Secretaria Municipal da Administração, a Prefeitura desembolsava, mensalmente, R$ 23 mil pelo aluguel do caminhão utilizado na manutenção da rede. O último caminhão para servir ao serviço de iluminação foi adquirido ainda na administração do ex-prefeito Ubaldo Dantas, cuja sucata ainda se encontra na oficina da Prefeitura.

O desperdício de dinheiro público era alto, tanto que uma das primeiras medidas do atual governo foi buscar as condições para adquirir um veículo próprio, evitando a despesa com aluguel. O caminhão F-4000, com elevador hidráulico e escada de giro, de 14 metros de altura, já chegou ao município e a expectativa é de que melhore significativamente o serviço do departamento responsável pela iluminação pública pela conservação de parques e jardins. O utilitário, que também servirá para a manutenção de semáforos, é considerado mais seguro que o equipamento usado anteriormente.

Com um custo estimado em R$ 186 mil, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), a compra do novo veículo representa grande economia para o município. “Estamos seguindo as diretrizes da gestão municipal, que determina a renovação da frota, revertendo para a compra de equipamentos o valor antes destinado a locações”, explica o secretário da Administração, Gilson Nascimento, salientando que a nova postura traz ainda a vantagem de incorporar bens ao patrimônio municipal.

Lembra o diretor do departamento de iluminação pública, Marcos Magalhães, que, como parte das ações relativas ao centenário de Itabuna, haverá uma renovação da iluminação pública da cidade, abrangendo o centro, bairros e praças. “Nós estamos trabalhando para cobrir todo o município”, afirma Magalhães, acrescentando que o município tem 19.612 pontos na rede de iluminação pública.

A Prefeitura também disponibilizou o serviço “disque-iluminação”, através do fone 8859-6060, para que a população tenha um canal direto com a equipe responsável pela manutenção do sistema em toda a cidade. “Esse telefone está instalado no próprio caminhão e a população se reportará diretamente aos técnicos da iluminação”, relata Marcos Magalhães.

Texto: Natália Tavares Reportagem: Hélio Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é