Pular para o conteúdo principal
Saúde e Emasa combatem foco de dengue no Nova Itabuna

Um grande foco de dengue no bairro Nova Itabuna, em uma área conhecida como Baixa Fria, começou a ser eliminado nesta sexta-feira (12), em uma operação que envolve a Secretaria Municipal da Saúde e a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). O criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti foi localizado em um riacho, que estava represado em função do assoreamento.

Na manhã desta sexta, visitaram o local o secretário de Saúde, Antônio Vieira, e o presidente da Emasa, Alfredo Melo, que mantiveram contato com moradores e vistoriaram o início dos serviços de macrodrenagem na área. Para eliminar o foco, serão instalados cerca de 150 metros de manilhas, acabando com o represamento das águas, situação que favorece a reprodução do mosquito transmissor.

Vieira afirmou que a grande quantidade de água parada representava um perigo para a comunidade. “Por isso, buscamos o apoio da Emasa para acabar com o problema, já que temos desenvolvido um trabalho intenso com o objetivo de não enfrentar uma nova epidemia de dengue”, salienta. O secretário aproveitou para também conversar com moradores sobre a importância de que eles verifiquem, dentro de suas casas e quintais, se neles existem poças d’água, reservatórios descobertos (total ou parcialmente) ou qualquer recipiente que possa acumular água.

“Voltamos a lembrar que o Aedes hoje se reproduz tanto em água limpa, como suja”, observou o secretário da Saúde. Segundo ele, além de combater a dengue, a operação no bairro Nova Itabuna também ajudará a prevenir outras endemias, como a leptospirose, e vai ainda ajudar a reduzir a incidência de insetos naquelas imediações.

Dono de um laticínio no local, o empresário José Itajaí de Andrade aprovou a medida da Prefeitura, registrando que a ação ajuda a cidade a “evitar o pior”. Ele também chamou atenção para a responsabilidade de cada pessoa da comunidade na prevenção contra a dengue. “O itabunense tem que ajudar, cada cidadão é responsável pela fiscalização de sua casa e seu quintal”, enfatiza.

Texto: Ricardo Ribeiro / Reportagem: João Ailton – Fotos: Waldyr Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é