Itabuna discute modelo para aplicar na Expofenita
Citando como exemplo o caso da Expoconquista 2010, considerada a mais importante feira agropecuária e de negócios da Bahia, que deve movimentar mais de R$ 50 milhões, com 250 expositores de 14 estados, no período de 20 a 28 de março, no Parque Teopompo Almeida, o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Claudionor Dutra Neto falou, durante o 11º Fórum Empresarial de Itabuna, sobre o impacto das exposições no desenvolvimento tecnológico e na geração de negócios. O evento reuniu empresários, políticos e lideranças regionais, inclusive o presidente da Amurc, Moacyr Leite, e o prefeito de Itapé, Jackson Rezende, e teve a participação do diretor executivo da Coopmac, Ronaldo Leite, e do coordenador do Sebrae em Vitória da Conquista, Cláudio Cardoso.
Claudionor Dutra destacou que a Expoconquista é resultado de um trabalho de equipe que tem dado excelentes resultados e envolve ampla parceria com empresas, governo e a sociedade civil organizada. O sucesso ele atribui também ao foco nos negócios, lembrando que o direcionamento não deve ser dado apenas ao comércio de animais, mas também a atividades diversas de lazer, com feira de negócios, mostra de produtos industriais e de serviços, além de rodeios, shows, leilões, além de palestras, cursos e treinamento.
Ele define a exposição como um momento de reflexão sobre a cidade, as consequências para o seu desenvolvimento e mesmo sua importância como instrumento de mudança social, econômica e cultural. “A exposição de Conquista tem uma história de 80 anos e hoje é focada numa gama de fatores, como o melhoramento genético dos rebanhos e a incorporação de novas tecnologias”.
Sucesso - Para o presidente da Coopmac, a exposição é importante para o conjunto da sociedade, otimizando avanços essenciais para todos os setores, mas precisa de um suporte de negócios. “Deve funcionar também como uma oportunidade de um reencontro de amigos, oferecendo conforto, segurança e limpeza. O seu sucesso depende do envolvimento da cidade em todo o processo, integrando comércio, agropecuária, indústria, lazer, meio ambiente e tecnologia, mas promovendo ao mesmo tempo a inclusão”, complementou.
Como estratégia, Claudionor Dutra defende o direcionamento do evento para um foco de geração de negócios e de estimulo às atividades econômicas. “Este ano, uma das atrações ficará por conta da participação entre os expositores de uma fábrica de aviões. Estamos com 12 empresas-âncoras e que são conhecidas nacionalmente.” Citou ainda entre os itabunenses que participam da exposição os empresários José Carlos Peixoto e os pecuaristas Eustáquio Coelho Lima e Ruy Nunes.
Outra receita para o sucesso da exposição estaria no modelo de gestão direcionada para resultados e que deve ter como base o planejamento e uma permanente avaliação dos resultados. “É importante também que as propostas sejam adequadas à realidade da cidade e à sua economia, valorizando setores com potencial a ser explorado“, enfatizou.
Parceria – O coordenador do Sebrae em Conquista, Cláudio Cardoso, resume o sucesso da Expoconquista numa palavra: parceria. “Ela é resultado da integração de ações do poder público, da iniciativa privada e de instituições, inclusive o Sebrae, que participam de um projeto comum e inteiramente voltado para o desenvolvimento econômico”. Cardoso cita que a exposição envolve mais de 50 palestras e cursos de qualificação, que beneficiam mais de 3 mil pessoas.
Texto : Kléber Torres Fotos: Vinícius Borges
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