Pular para o conteúdo principal
Mas de 20 obras estão em execução no campus da UESC

O Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no Sul da Bahia, bairro do Solobrinho, entre os municípios de Ilhéus e Itauna, rodovia Jorge Amado,  não para de crescer. Afinal, é preciso atender às demandas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além das imposições do próprio setor administrativo a quem cabe ordenar e gerenciar os meios que sustentam as atividades fim da instituição. Neste sentido, mais de duas dezenas de obras estão em execução, desde 2009, algumas na expectativa de conclusão em 2010. Parte dessas obras está a cargo da Sucab – Superintendência de Construções Administrativas do Estado da Bahia, outras subordinadas à Prefeitura do campus.

Obras com recursos do Estado, do orçamento da UESC, Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Superior (Sesu), da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos e de convênios com outras organizações. Em 2009, somente nas obras a cargo da Sucab, foram aplicados cerca de 5,5 milhões de reais, em edificações como o Ipaf – Instituto de Pesquisa e Análises Físico-Químicas, pavilhões de aula de Educação Física, Medicina Veterinária e para diversos cursos de graduação, cobertura da quadra poliesportiva, pavilhão dos cursos de pós-graduação e módulos para professores.

Outras obras

Um passo importante, em 2009, foi à transferência da Imprensa Universitária e do Almoxarifado Geral para as novas instalações no bairro Manoel Leão, na cidade de Itabuna. Isso permitiu à Universidade implantar um moderno parque gráfico à altura de suas necessidades em termos de qualidade e racionalidade na produção de material impresso. A relocação gráfica gerou espaço para a Prefeitura campus construir salas para atender a outros setores.

A construção de um muro com tela, em torno da área frontal do campus, está substituindo a antiga cerca de arame. A iniciativa não só aumenta a segurança interna do complexo universitário, como já proporciona melhor visual e mais visibilidade à entrada principal da Universidade.

Na cidade de Ilhéus, estão sendo concluídas as instalações do Cais Consciência, um centro de divulgação de ciência e tecnologia aberto à população local e visitantes. Vai atuar na educação não formal, com experimentos interativos nos diversos campos do conhecimento humano. Outras obras menor porte estão em execução a fim de adequar as instalações do campus às demandas da comunidade universitária.

Para que a rotina do campus, com seus 29 cursos de graduação, outros tantos de pós-graduação e de EaD, em paralelo com centenas de atividades inerentes à vida acadêmica, não sofram solução de continuidade, a Reitoria tem se empenhado junto ao Governo do Estado e de outras fontes de financiamento para que não faltem recursos que assegurem a conclusão da maioria dessas obras em 2010.


Da assessoria;UESC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é