Pular para o conteúdo principal
Milhares de fiéis participaram das
festividades de São José em Itabuna



As festividades de São José, padroeiro da Catedral, da Diocese e da Cidade de Itabuna, foram encerradas na noite da última sexta-feira (19), com uma expressiva participação popular, principalmente de católicos e sacerdotes das diversas paróquias que formam a Igreja local. Os festejos do Dia de São José, que começaram com Alvorada Festiva às 5 horas, contaram com a participação da Filarmônica Dois de Janeiro, da cidade de Canavieiras.

Logo após a Solene Procissão que conduziu a imagem do padroeiro por ruas centrais de Itabuna, o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula ministrou a Bênção do Santíssimo Sacramento aos fiéis, que ocuparam o largo da Catedral, as imediações da Praça Laura Conceição e parte da Avenida Nações Unidas. O Dia de São José foi marcado ainda por três celebrações – a Missa Festiva celebrada às 7 horas, a Solene Concelebração Eucarística às 10 horas e a Missa de Romaria às 14 horas.

Durante a Missa Solene, presidida por Dom Ceslau e concelebrada por sacerdotes do clero diocesano, com a participação de leigos e autoridades locais, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom João Carlos Petrini, convidado como pregador oficial, ressaltou a importância de São José no contexto da história da salvação e o quanto é necessário, na atualidade, dedicar especial atenção às famílias para que elas possam educar seus filhos imitando a Sagrada Família de Nazaré.

À tarde, a programação foi reiniciada às 14 horas, com a Missa de Romaria, antecedendo a Tradicional Procissão de São José. Ao suplicar a intercessão de São José pela cidade, pelo estado e o país durante sermão, o bispo diocesano de Itabuna lamentou a atitude daqueles que defendem a cultura da morte e desvalorização da família. No encerramento das fetividades, os cantores Góes, Kokó (Lordão) e Hosana Viana interpretaram canções católicas.

Ao avaliar o novenário e festa do padroeiro, o pároco da Catedral, Moizés de Souza, enfatizou que as festividades foram organizadas de maniera que pudessem ressaltar a importância de Itabuna e de São José para a Igreja. O padre lembrou que durante todo o novenário preparatório, ocorrido de 10 a 18 de março, foram trazidos ao conhecimento da comunidade os fatos que marcaram a presença e a atuação da Igreja Católica no processo de desenvolvimento da cidade neste primeiro centenário.

“Durante este resgate histórico, um dos momentos mais marcantes foi a homenagem feita às mulheres da ‘Campanha do Cruzeiro’ que na década de 60 ajudaram na construção da Igreja Matriz de São José, hoje a Catedral Diocesana”, pontuou Moizés. Ele destacou ainda os relatos feitos sobre o Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto, que legou à cidade importantes iniciativas, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia. O tema central da festa do padroeiro este ano foi “Itabuna: 100 anos sob a proteção de São José”.


Por: Erivaldo Bomfim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é