Pular para o conteúdo principal
Programa amplia atenção a gestantes

A Secretaria de Assistência Social vem, por meio do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo II, ampliando o Programa “Ei, Mamãe”, voltado ao atendimento de gestantes carentes. Segundo a diretora do Departamento, Eliomar Santana, para inclusão no cadastro a mulher deve estar entre o primeiro e o quinto mês de gestação, em situação de vulnerabilidade e risco social, ser inscrita no Bolsa Família e ter acompanhamento médico pré-natal pela Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

A diretora explica que o objetivo do programa é oferecer a gestantes carentes ações e serviços que proporcionem melhoria da qualidade de vida, visando a uma mudança da sua realidade social e econômica, com a oferta de atendimento psicológico individual ou em grupo e do encaminhamento à rede socioassistencial. O trabalho envolve ainda um ciclo de palestras educativas com estagiários dos cursos de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e educação física.

A diretora destaca ainda, como parte do programa, a distribuição do kit-bebê, contendo fraldas, banheira, alfazema, talco, saboneteira, mamadeira, roupas, oferecidas às gestantes com uma frequência mínima de 75% das palestras.

Como forma de investir na auto-estima das mulheres atendidas, o programa inclui ainda a promoção de eventos em datas festivas, como Dia Internacional da Mulher, Páscoa e Dia das Mães, além de parcerias institucionais com a Universidade Estadual de Santa Cruz, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e Unime.

O programa tem também parcerias com o Hospital Manoel Novaes, Centro de Referência Doutor Júlio Brito, Samu, Espaço Saúde, Pastoral da Família da Diocese de Itabuna, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, e com o Centro de Referência Especializada em Assistência Social.

Texto: Kléber Torres Fotos: Waldyr Gomes

Mutirão da cidadania é bem



recebido no bairro Vila Anália

Uma gama de serviços foi prestada, no último sábado (6), às comunidades do bairro Vila Anália e áreas vizinhas, durante o Mutirão da Cidadania, numa ação conjunta entre a Associação dos Moradores e Prefeitura de Itabuna, com o apoio de diversas empresas.

O secretário da Administração, Gilson Nascimento, que representou o prefeito Capitão Azevedo no evento, ressaltou a importância do mutirão, salientando que um evento dessa natureza agrega forças públicas, iniciativa privada e a própria comunidade numa ação estratégica pelos benefícios que traz ao concentrar diversos serviços, num mesmo espaço.

“A administração pública sempre irá abraçar projetos assim porque através deles podemos ajudar na melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade”, diz Nascimento. Para o presidente da associação, Juscelino Nunes (Paraquedas), o mutirão atende a uma antiga reivindicação dos moradores.

“Esse mutirão foi bastante positivo para todas as famílias e esse sucesso de deve aos parceiros como Prefeitura, através das secretarias municipais de Saúde, Administração, Transporte e Trânsito e de Assistência Social, de Itabuna, além de empresas como FTC, Unime/FacSul, Trifil, entre outras que unem forças em beneficio da população”, enfatizou o líder comunitário.

Texto: Rosi Barreto Reportagem Paulo Leonardo – Foto: Viniicus Borges

Prefeito recebe atletas da escolinha do Caic

A seleção de futebol da Escolinha do Caic apresentou ao prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, a premiação recebida em campeonato realizado no município de Itabela. Os atletas conquistaram o título de campeões na categoria juvenil e de vice-campeões na categoria pré-mirim, resultado obtido pelo fortalecimento do projeto “10 de bola, 10 de escola”, que inclui entre suas atividades a escolinha de futebol.

Azevedo ressaltou que o esporte é uma alternativa para promover a inclusão social. “Devemos proporcionar aos jovens qualidade de vida também através do esporte, que é um meio de acrescentar valores importantes para a formação da juventude”, afirmou.

O coordenador do projeto e técnico da equipe, José Ademaques Santos, explicou que a escolinha de futebol e futsal atende crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 17 anos. “A escolinha abrange alunos da escola municipal, dando uma opção aos jovens de praticar esporte”, salienta o coordenador.



 Texto:Natália Tavares Fotos: Vinícius Borges



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é