Pular para o conteúdo principal
Conselheiros municipais participam
em Ilhéus de curso de qualificação

Desenvolver processos de educação permanente visando o fortalecimento da gestão democrática e participativa do Sistema Único de Saúde (SUS) é a principal proposta do Curso “SUS de Todos Nós: Conhecer para Fortalecer”, que está sendo realizado na Faculdade de Ilhéus, localizada na rodovia Ilhéus/Canavieiras. Na segunda-feira (12) e nesta terça (13), o curso beneficiou cerca de 80 facilitadores do MobilizaSus e conselheiros municipais de Saúde de Ilhéus, Mascote, Itacaré e Santa Luzia. Na quinta (15) e na sexta-feira (16), será a vez dos representantes de Una, Uruçuca, Arataca e Canavieiras.

Promovido pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado (Sesab), através da 6ª. Dires, em parceria com o Conselho Estadual de Saúde e o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), o Curso é dividido em dois módulos, que deverão ser realizados com um intervalo mínimo de 30 dias: “Conhecendo o SUS” e “O papel do conselho na gestão do SUS”. O Módulo I trabalha os seguintes temas e assuntos específicos: “Planejamento em Saúde e Financiamento de Saúde”, “Orçamento Público”, “Participação Popular e Controle Social do SUS” e “Planejamento participativo das ações de vivência prática”.


A abertura do curso, que propõe um amplo e permanente processo de qualificação dos conselheiros municipais, contou com a presença do secretário de Saúde de Ilhéus, Antônio Rabat, a coordenadora da 6ª Dires, Sonilda Melo, a conselheira estadual de Saúde, Joilda Cardoso, o diretor de Gestão da Educação e do Trabalho na saúde, Tiago Parede, e o representante dos articuladores da 6ª Dires, Jorge Luís.

O envolvimento da população no controle social das políticas públicas começou a se fortalecer a partir das Constituição de 1988, da Lei 8.080/90 e da Lei 8.142/90, que regulamenta a participação social. Nesse processo, os conselhos constituem instâncias deliberativas, através das quais a população participa da formulação e da definição das políticas públicas de saúde, acompanhando a sua execução, seja no que concerne aos serviços prestados, seja no que se refere à gestão dos recursos financeiros. Nesse sentido, fortalecer a ação dos Conselheiros para que cumpram seus papéis exige um aprimoramento de processos educativos que, aproveitando a experiência destes, possibilite um aprofundamento nos assuntos pertinentes às ações de sua competência.

Democratização - Desde 2008, comprometido com a democratização do Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo de trabalho composto pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) vem buscando fortalecer o controle social do SUS-Bahia, através da qualificação das práticas dos conselheiros em seus respectivos municípios.


Novo espetáculo do balé do TCA

chega a Ilhéus no próximo domingo


“1POR1PRAUM” é o novo trabalho do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA). Após ser lançado com grande sucesso em Salvador, o espetáculo chega a Ilhéus no próximo domingo (18) trazendo uma nova proposta ao espectador em vivenciar um outro estado, um recorte na urbanidade e no imediatismo. O espetáculo conta com a participação de renomados profissionais das artes cênicas que juntos buscaram construir um espetáculo que tem como tema “O confessionário”. Em Ilhéus, o espetáculo acontece das 17h às 19h, na Praça Dom Eduardo e é aberto ao público.



O espetáculo é formado por 10 cabines individuais, que medem 2,00m de profundidade x 1,00m de largura x 2,00m de altura onde um único bailarino recebe um único espectador por vez. Neste espaço acontece o confessionário, por meio da dança e investigações cênicas que se utilizam de outras linguagens da arte. Cada apresentação do “O confessionário” dura cerca de cinco minutos. “Essa interação única e tão particular gera uma nova perspectiva tanto para o artista quanto para o espectador, o que engrandece ainda mais a intenção na qual o espetáculo se predispõe”, afirmou o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso.

Ainda de acordo com Corso, o diálogo constante mantido entre o governo municipal e a diretoria artística do Teatro Castro Alves tem possibilitado ótimas parcerias e grandes espetáculos para a população ilheense. Em 2009, o balé do TCA abriu oficialmente a programação do Teatro Municipal de Ilhéus e participou das atividades de abertura da Conferência Estadual de Cultural, que aconteceu no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Além de Ilhéus, o trabalho também será apresentado em Itabuna, no sábado (17), na Praça Otávio Mangabeira, a partir das 17h. A concepção e direção artística é assinada por Jorge Vermelho, com supervisão coreográfica de Renata Melo, coreografia de Zuarte Jr e iluminação de Irma Vidal.


Secretaria de Saúde alerta: população precisa
cumprir prazos de vacinação contra HINI

Mesmo com uma programação estrategicamente plenejada e colocada em prática nas últimas semanas, o número de pessoas que já receberam a vacina contra a Gripe A ainda é pequeno, de acordo com a Secretaria de Saúde de Ilhéus. Várias frentes de vacinação estão sendo montadas no sentido de atingir não só o público-alvo desta etapa – pessoas com idade entre 20 e 29 anos -, bem como gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos. Somente no último sábado sete postos móveis foram montados resultando na imunização de 500 pessoas.

Porém, de acordo com a coordenadora do Departamento de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, Cássia Virgínia, mesmo com a série de medidas que vêm sendo adotadas pela Prefeitura de Ilhéus, a procura ainda não corresponde à meta estipulada pelo Ministério da Saúde. “Todas as alternativas para facilitar o acesso da população à vacinação estão sendo feitas, porém, é necessário que a população se conscientize sobre o perigo da doença e sobre a importância de garantir a imunização”. No caso do grupo das gestantes, menos de 25% delas já se vacinou contra a H1N1, representando cerca de mil pessoas, quando a meta é de pouco mais de 4 mil.

Dentro da estratégia do município em diminuir a distância entre a imunização e a população, esta semana, equipes móveis continuaram visitando estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e das faculdades de Ilhéus e Madre Thaís. Além das equipes móveis, vacinadores atuam de segunda a sexta-feira, espalhados pelas 27 salas de vacinação da cidade, das 8h às 17h, imunizando todos os grupos já chamados pelo MS. No sábado, a população pode se dirigir ao posto do antigo CAE 3, na Avenida Canavieiras, no horário das 08h às 13h.

Seguindo calendário de imunização previsto pelo MS, outro grupo, também apontado entre os de maior risco é o de faixa etária entre 30 e 39 anos, será vacinado entre os dias 10 a 21 de maio. Até esta data, todas pessoas que pertencem aos demais grupos de risco e que ainda não se imunizaram podem procurar os locais de vacinação, munidos com cartão de vacinação ou meta do MS para o município é de vacinar, até o fim da campanha, 102.131 mil ilheenses. Maiores informações sobre a sala de vacinação mais próxima, entre outras, podem ser obtidas por meio dos telefones (73) 3231 – 6990 ou 3234 – 5441.




Ascom/Ilhéus
Por Maurício Maron
Foto: José Nazal















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é