Pular para o conteúdo principal
Dados comprovam redução
de casos de dengue em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria da Saúde, vem executando ações que já contribuíram decisivamente para reduzir a incidência da dengue no município. Atividades educativas, mutirões nos bairros e aplicação do larvicida (Diflubenzuron) em reservatórios estão contribuindo para a diminuição do número de notificações.

Até a 14ª semana epidemiológica, foram registrados 445 notificações de pacientes com dengue em Itabuna, sendo que deste número 88 foram descartados como outro agravo. No mesmo período de 2009, houve o registro de 10.094 casos, o que significa uma queda superior a 700%.

Neste ano, nenhum paciente foi diagnosticado com dengue com complicações (DCC), febre hemorrágica da dengue (FHD) ou síndrome do choque da dengue (SCD). Não houve tmbém o registro de óbitos decorrentes da enfermidade causada pelo mosquito Aedes aegypti. Entre a 1ª e a 14ª semana epidemiológica de 2009, registraram-se 383 casos graves da doença, sendo 63 casos de FHD e 320 registros de DCC. Entre os casos graves, oito óbitos foram confirmados naquele período. Em 2009, a letalidade pelas formas graves (FHD, DCC) foi de 10%.

Quanto à análise dos resultados do monitoramento viral, em 2009 deu-se a circulação predominante do sorotipo DEN2. Já neste ano, seis amostras foram enviadas para o Lacen de Salvador, mas ainda não se conseguiu o isolamento do vírus para sua identificação. “O que observamos, em 2010, é que a maioria dos casos suspeitos de dengue (90%) são negativos, conforme o resultado do exame de sorologia”, frisa a enfermeira Ângela Barros.

A Secretaria da Saúde de Itabuna vem garantindo a regularidade e qualidade das ações de controle vetorial, a execução oportuna das ações de vigilância epidemiológica e a organização da rede assistencial e do laboratório, buscando evitar uma epidemia.

Texto: Natália Tavares Fotos:Vinícius Borges



PMI reafirma parceria com o
CIEE para realização de estágios

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, recebeu em seu gabinete, na quinta-feira (08), o gerente Regional Nordeste-Sul do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Alexandro Salvatore Attinã, e a supervisora de unidade de operação, Gersolita Almeida. No encontro, discutiram a parceria firmada entre Prefeitura e CIEE, que viabiliza estágios para estudantes da cidade.

Azevedo ressaltou a necessidade de proporcionar espaços nos mercado de trabalho para que os jovens adquiram experiência profissional. “É durante o estágio que o estudante pode mostrar seu potencial e ainda enriquecer seu currículo para enfrentar o mercado com mais qualificação”, frisa Azevedo, ao reafirmar a parceria com o CIEE.

Mais de 100 estudantes participam de programas de estágio em repartições públicas municipais, conforme destacou Gersolita Almeida. “Os estágios têm o objetivo de oferecer ao jovem uma oportunidade no mercado de trabalho, além de propiciar experiência profissional que enriquece o currículo do estudante”, salientou Alexandro Salvatore Attinã.



Texto: Natália Tavares Fotos:Vinícius Borges


Hospital de Base de Itabuna reativa Centro de Estudos


Com o objetivo de humanizar ainda mais o atendimento médico-hospitalar no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, o Centro de Estudos João Antônio Carvalho foi reaberto nesta terça-feira (13) com uma palestra sobre “pancreatite aguda”. O tema foi debatido por profissionais de saúde de diversas especialidades.

Mas de 80 pessoas, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos assistiram ao evento, denominando Sessão Clínica. Outras sessões acontecerão mensalmente, segundo a secretária do centro, Dayse Mara Santana.

O diretor-médico do Hblem, Adilson Ribeiro da Silva, ressaltou a importância de eventos como esse para o crescimento profissional e, em especial, para o paciente, que terá um acompanhamento completo desde o internamento, o tratamento à evolução da cura. Os temas abordados se baseiam em casos específicos de pacientes internados naquela unidade.

O diretor explicou ainda que existem pessoas com um mesmo tipo de doença, mas com tratamento diferenciado, sendo que alguns reagem bem ao tratamento enquanto outros exigem interferência cirúrgica. “Médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais são envolvidos no processo, daí a importância dessa união de esforços e dos estudos continuados”.

O coordenador da residência médica, João Correia, que assumiu a coordenação do CEJAC, informou que a unidade que estava desativada há cerca de dois anos, já promove semanalmente a Sessão de Residência Médica. “A Sessão Clínica vem complementar o trabalho do centro, fazendo valer sua verdadeira função e, ao mesmo tempo, envolvendo todos os profissionais que atuam na área de saúde, inclusive os estagiários”. Justificou.



 Texto: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é