Pular para o conteúdo principal
FICC lança exposição dos
intendentes e prefeitos de Itabuna

Como parte da comemoração do centenário de Itabuna, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) está realizando a exposição dos intendentes e prefeitos de Itabuna, na qual o público pode apreciar as telas do artista plástico Walter Moreira e gravuras em grafite da artista Leila Barroco, todos os trabalhados acompanhados de uma breve biografia dos ex-gestores.

A solenidade de abertura, realizada, na quarta-feira (07), marcou o início da exposição que se estende até o dia 6 de maio, sempre das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na galeria Walter Moreira (Praça Olinto Leone). A exposição é composta por 33 telas, sendo 10 quadros que expõem os intendentes e mais 23 apresentando prefeitos.

O chefe do executivo itabunense, Capitão Azevedo, destacou a exposição como importante iniciativa para resgatar a história da cidade. “É uma oportunidade para que pessoas das mais diversas faixas etárias possam conhecer uma parte da história de Itabuna”, acrescentando que a mostra reúne os principais personagens políticos que contribuíram para o desenvolvimento de Itabuna”, ressalta Azevedo.

Para o presidente da FICC, Cyro de Mattos, o evento reacende a memória do itabunense. “Com criatividade e determinação, estamos realizando esta exposição bem no centro histórico de Itabuna, que é a região próxima à praça Olinto Leone, almejando despertar na população o interesse pela nossa história”, afirma Cyro.

Texto: Natália Tavares Fotos: Vinícius Borges

Indústria, Comércio e Turismo
retoma projeto Arte na Praça

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo retoma neste sábado (10), com um show de música popular, e domingo (11), com um espetáculo infantil, o Projeto Arte na Praça. A promessa é de ampla movimentação cultural com shows artísticos, mostra de artesanato e de comidas típicas regionais.

O diretor da Divisão de Turismo, Ico Oliveira, explica que o projeto iniciado ano passado, na Praça Otávio Mangabeira, está à disposição da comunidade, como um espaço de lazer e apresentação do trabalho dos artesões e artistas.

O Arte na Praça é coordenado por Poliana Lucas Colgo e vai funcionar como um espaço aberto para os artistas e artesãos itabunenses mostrarem o seu trabalho, produtos e comercializá-los, gerando renda. O projeto inclui uma feira do artesanato, em paralelo a apresentações de música, teatro e dança, que também funcionam como atrações para o público.

Ico Oliveira ressalta que a dimensão artística e cultural do projeto é muito ampla, com espaço inclusive a culinária, reunindo em 15 barracas pessoas que produzem doces, biscoitinhos e comidas típicas, associadas a um grupo de artesãos, que inclusive vão se integrar numa associação para o Projeto Arte na Praça.




Texto: Kleber Torres Fotos: Vinicius Borges







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é