Pular para o conteúdo principal
Ilhéus expõe projeto de recuperação
do Aterro Sanitário em evento Internacional

O projeto de requalificação do Aterro Sanitário de Ilhéus, localizado em Itariri, foi pauta de uma das sessões de trabalhos do X Simpósio Ítalo – Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Maceió (AL). O simpósio, que trouxe como tema central “Gestão de Resíduos: Desafios e Oportunidades”, foi promovido uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e teve como público-alvo gestores e técnicos de empresas de saneamento e recursos hídricos, estudantes e educadores ambientais.



Técnicas sociais que fazem parte do grupo de trabalho que coordena a recuperação do Aterro Sanitário de Itariri foram convidadas, após ter o trabalho aceito pela coordenação do evento, para mostrar os avanços da implantação do projeto em Ilhéus, e “de como uma ação bem articulada entre os governos federal, estadual e municipal vem garantindo sua execução”, afirmou a Coordenadora dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e técnica social do projeto, Maria Marta Lucas, que apresentou o trabalho juntamente com as representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Ana Cristina da Purificação e Marlene Borges, e com a técnica social da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Emanuela Oliveira Spinola.



O trabalho “Gestão Socioambiental para requalificação de Aterro Sanitário e Inserção Social de catadores: a experiência do município de Ilhéus-BA” integrou um dos temas dos trabalhos orais do X Sipesa: “Educação e Recursos Humanos: formação, gestão e capacitação de pessoas e educação ambiental” e teve como principal objetivo mostrar como a cidade e a ação da Conder e da Prefeitura vêm possibilitando uma nova realidade para as famílias de catadores de lixo que, até então, moravam no local, e que têm a atividade como uma única fonte. “Além da construção de galpões e espaços adequados e de outras ações voltadas para a preocupação ambiental, requalificar também significa oferecer uma melhor qualidade de vida para os catadores e suas famílias”, afirmou Ana Cristina da Purificação.



O projeto de requalificação do Aterro de Itariri prevê a construção de galpões para o armazenamento do lixo selecionado pelos badameiros, além da remoção das famílias que, até então, residiam no local e que após uma ação realizada entre a Prefeitura e os catadores resultou no retorno dessas famílias para as suas casas ou para casas alugadas com auxílio do governo municipal. Outro objetivo do projeto prevê a recuperação dos mananciais que ficam no entorno do lixão, a exemplo da lagoa e do rio comprometidos em decorrência do chorume.



Na última semana, Ilhéus sediou o Encontro de Economia Solidária promovido pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e que contou com as presenças do Presidente do Conglomerado de Cooperativas de Catadores de Salvador, Edson Cunha e do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Bahia e chefe de Sessão de Economia Solidária, José da Boa Morte. Juntamente com as técnicas sociais de Ilhéus, eles visitaram o aterro e discutiram a possibilidade de promover na cidade um encontro entre Prefeitura Municipal, Conder e Cooperativas de Catadores de Ilhéus e de Salvador para promover a troca de experiência e o fortalecimento da cooperativa local, que ainda se encontra em fase de implantação. “A intenção da equipe é de continuar motivando os catadores a se organizar, e desta forma ter acesso a melhores condições de trabalho e de renda”, afirmou a técnica social Emanuela Spinola.







Por Maurício Maron
Ascom/Ilhéus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é