Pular para o conteúdo principal
Prefeitura envia à Câmara Projeto de

Lei que cria o Sistema de Defesa Civil

O prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre Corrêa de Sousa, entregou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Jailson Nascimento, o projeto de lei que dispõe sobre o Sistema de Defesa Civil para ser analisado e votação pelo Poder Legislativo. A entrega do documento ocorreu durante visita ao Palácio Paranaguá, sede da administração ilheense. Em sua mensagem, Mário Alexandre enfatiza que o projeto de lei busca sintonizar a legislação municipal com as normas federais que regem a matéria, bem como inserir o sistema municipal no Sistema Nacional de Defesa Civil, medida importante para que Ilhéus atinja vários objetivos, entre eles o recebimento de verbas federais e estaduais.



“Além disso, este projeto tem a finalidade de dispor os órgãos e as ações municipais de defesa civil de forma mais ágil e eficiente, buscando uma melhor interação com a estrutura administrativa e peculiaridades do nosso município”, enfatiza o prefeito em exercício. O referido projeto de lei lembra que o Sistema Municipal de Defesa Civil é constituído por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal (direta e indireta), por entidades privadas e pela comunidade, sob a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Como objetivos do Sistema, o artigo 3º apresenta quatro tópicos: a prevenção de desastres, a preparação para emergências e desastres, a resposta aos desastres e a reconstrução e a recuperação. O projeto enfatiza também que a direção do Sistema Municipal cabe ao prefeito do Município e que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) é dirigida e presidida pelo coordenador de Defesa Civil.



Compete à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, entre diversas outras atribuições: assessorar e informar o Prefeito e seus secretários sobre o gerenciamento de emergências e contingências associadas à ocorrência de riscos ambientais; participar, em conjunto com os setores competentes, da elaboração de políticas públicas municipais para prevenção, monitoramento e atendimento de impactos ambientais sobre pessoas e bens privados, públicos ou coletivos; elaborar planos contingenciais específicos para os riscos ambientais existentes no Município de Ilhéus; e elaborar e implementar planos, programas e projetos de Defesa Civil, propondo, também, à autoridade competente a decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública.



O Sistema Municipal de Defesa Civil tem a seguinte estrutura: coordenadoria municipal de Defesa Civil, coordenador municipal de Defesa Civil e núcleos comunitários de defesa civil. Por sua vez, a Coordenadoria Municipal será constituída por um representante (que terá um suplente) de cada um dos seguintes órgãos municipais: secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Administração (através da Guarda Civil), Educação, Transporte e Trânsito, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Governo.

Alguns taxis em Ilhéus ainda não
foram apresentados à vistoria

A Prefeitura de Ilhéus, através da coordenação de Trânsito da Secretaria de Transporte ampliou o prazo para que os 122 proprietários de taxis que ainda não conseguiram regularizar seus alvarás possam fazer a vistoria que foi encerrada no dia 31 de março. De acordo diagnóstico elaborado por técnicos da secretaria dos 366 veículos cadastrados e que rodam no município como táxis 224 proprietários já obtiveram alvarás para circular livremente.



O coordenador de Trânsito, Jorge Farias, solicita ao permissionário que esteja incluído nessa situação que compareça ao parque de operações, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, situado avenida Itabuna, 2222, para fazer a vistoria e receber o alvará. “Sem o documento impossibilita o motorista de táxi de trabalhar porque a Agerba pode notificar o veículo que esteja com o alvará vencido”.



Jorge Farias explica que “um dos motivos do atraso é devido ao longo tempo de uso em que se encontram alguns desses veículos que têm cerca de 6 anos. Em vista disso, o prefeito Newton Lima sensibilizado com o problema decidiu assinar decreto número 45, de 12 de abril de 2010, que altera o artigo 14, letra “d”, do decreto 32, de 14 de abril de 78, para 10 anos de utilização”.





Ascom/Ilhéus
Por: Maurício Maron

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é