Pular para o conteúdo principal
Urbis IV recebe melhorias


Equipes da Prefeitura de Itabuna estão realizando ações de terraplenagem e melhoria da malha viária e acessos ao bairro da Urbis IV, na zona oeste da cidade. As obras estarão concluídas ainda nos próximos dias, em função das áreas de patrolamento e das próprias condições do tempo, uma vez que vêm ocorrendo chuvas frequentes na região.

O presidente da Associação de Moradores da Urbis IV, Carlos Henrique Maurício, elogiou o trabalho e destacou que o bairro é muito carente de infraestrutura. “A expectativa é de que com esta ação sejam melhoradas as condições de tráfego e acessibilidade no bairro, cuja população tem reivindicado melhoria de acesso para o transporte coletivo”.

Para o líder comunitário, a terraplenagem dever ser estendida a outras ruas do bairro, que também enfrenta problemas com a carência de esgotamento sanitário. Explica que a comunidade fez uma reunião recente com o secretário Gilson Nascimento, por meio de quem encaminhou reivindicações e sugestões ao prefeito Azevedo.

O morador Luís Cláudio Neves também elogiou a realização da terraplenagem, que vai melhorar as condições de tráfego na Urbis IV, com uma mais acessibilidade para o transporte coletivo.


 Texto: Kleber Torres Reportagem: Marcelo Soares Fotos: Waldyr Gomes


Programa amplia o 
atendimento a gestantes




As Secretarias da Saúde e da Assistência Social vêm, em conjunto com o Departamento Atenção Básica, ampliando o atendimento através Programa “Ei, Mamãe”, voltado para gestantes carentes. Segundo enfermeira Núbia Regina, da unidade de saúde Raimundo Freire, na Nova Califórnia, a equipe local vem desenvolvendo um trabalho educativo e que vem sendo implementado em todos os bairros da cidade nas demais unidades de saúde, inclusive com a oferta de um kit básico e de facilidades para o transporte das gestantes até o hospital.

O objetivo do trabalho é oferecer a gestantes carentes ações e serviços que proporcionem melhoria da qualidade de vida, através da oferta de atendimento de saúde e serviços especiais. “Mensalmente, na nossa unidade, temos realizado reuniões com uma média de 30 gestantes através de palestras educativas sobre uma série de temas selecionados, voltados para a orientação sobre a importância do pré-natal até o parto, bem como com relação aos cuidados de higiene para o bebê”.

Núbia Regina explica que além do ciclo de palestras mensais, com uma agenda voltada para questões diversificadas como as alterações da gestante no período da gravidez, aleitamento materno e a importância da vacinação. Agora, foi incluída na agenda a questão da gripe A (H1N1), um assunto que ganhou repercussão nacional e porque há a ocorrência de casos suspeitos em Itabuna.

Já no momento do parto, o Ei, Mamãe entrega a cada participante um kit básico, com banheira, manta, saboneteira e um enxoval com itens necessários às necessidades de uma criança recém-nascida. “O importante é que o governo oferece o atendimento pré-natal em todas as unidades de saúde e o Ei, Mamãe tem ganho uma importante adesão por parte da comunidade, uma vez que visa garantir o acompanhamento de seis consultas no pré-natal, como é recomendado pelo Ministério da Saúde”, explica a enfermeira.


Texto: Kleber Torres Reportagem: Oswaldo Bispo Fotos: Vinicius Borges



Ficc leva oficinas de
arte para os bairros

Visando descentralizar as ações e ao mesmo tempo aumentar a participação da comunidade, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) levou para os bairros de Itabuna as oficinas que integram o projeto Arte nos Bairros, com diversos cursos, entre eles o de bateria, balé clássico, capoeira, dança de rua, desenho e pintura.

Os primeiros bairros beneficiados foram Pontalzinho, Santo Antonio, Conceição, Fonseca, Santa Inês, Banco Raso Pedro Jerônimo, Jardim Primavera e Ferradas.

O presidente da fundação, Cyro de Mattos, diz que a descentralização das oficinas tem como objetivo aproveitar os alunos carentes que precisam exercer o direito de cidadania cultural, além de possibilitar o acesso às atividades culturais em suas diversas linguagens artísticas.

“A Ficc tenta seguir a orientação do prefeito Capitão Azevedo, que entende que ações dessa natureza são de fundamental importância para retirar pessoas de atividades de risco e da ociosidade, oportunizando com isso uma maior integração entre as camadas populares”, enfatiza.

As oficinas estão sendo desenvolvidas nos seguintes locais: bateria (Espaço Josué Brandão, bairro da Conceição); balé clássico (sítio do menor (II), Fonseca e Pontalzinho); capoeira,(Escola Cordão de Ouro, Rui Barbosa); dança de rua, (igreja católica do Santa Inês e na Comunidade Kleping no Santo Antonio); desenho e pintura, (atelier Keca e Companhia, centro); flauta doce, (Escola Isa Brito no Banco Raso); instrumento de sopro, na sede da Filarmônica Euterpe Itabunense, Calçadão); percussão, (Escola Dom Ceslau); teatro (Jardim Primavera, Caic/Igreja Senhor do Bonfim); Teclado, (Studio Juliane Ramos, Rui Barbosa); Violão, (Espaço Cultural Josué Brandão) e dança de salão, (nas igrejas católicas de Ferradas e Santa Inês).

O presidente adianta que vem tentando captar recursos fora da Prefeitura para que, a partir do segundo semestre deste ano as oficinas sejam ampliadas a outros bairros.

 Texto Rosi Barreto Fotos



Congemas discutiu municipalização do

Sistema Único de Assistência Social



O secretário da Assistência Social, José Antônio Formigli Rebouças, considerou proveitoso o encontro do Colegiado Nacional dos Gestores de Assistência Social – Congemas –, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. Destacou o evento como importante fator na troca de experiências entre mais de 2 mil municípios do pais, demonstrando que a assistência social está chegando à implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com políticas públicas bem orientadas e com uma integração de ações entre a União, Estado e prefeituras.

O evento contou com as participações do ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e técnicos do governo e de órgãos controladores como o Tribunal de Contas da União. Também incluiu, segundo o secretário, uma prestação de contas da atuação dos diversos organismos e gestores de programas, além da eleição da nova diretoria do Congemas para o Biênio 2010/2012.

Rebouças considera que o Congemas serviu ainda como uma oportunidade para que os municípios apresentassem um painel dos problemas e dificuldades para implantação do SUAS, sistema que deve movimentar mais de R$ 20 bilhões ainda este ano. Itabuna, por exemplo, destina 3,5% do seu orçamento para assistência social e deve investir R$ 3 milhões de recursos próprios no setor, mas recebendo de programas federais uma contrapartida de igual valor.

No encontro de Natal foram realizados debates, painéis, oficinas de trabalho e os representantes do MDS reconheceram que os municípios, que participam com uma contrapartida de recursos nos projetos, têm de arcar com um ônus muito pesado para a implantação do SUAS, o qual tem recebido do governo federal um crescente aporte de recursos ao longo dos últimos anos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente crianças, jovens e idoso.

José Antônio Rebouças considera que os estados também estão implantando os seus respectivos colegiados, os Coegemas, que têm como função a estruturação de políticas públicas assistenciais: “Esperamos que os resultados beneficiem ainda mais à população, com a prestação de serviços com maior eficiência e transparência”, finalizou.



Texto: Kleber Torres Fotos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é