Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade é diretriz na revitalização da Cinquentenário



Com objetivo de apresentar o conjunto de diretrizes que acrescentam acessibilidade ao projeto de revitalização da Avenida Cinquentenário, o secretário de planejamento e tecnologia, Maurício Athayde, participou de reunião com representantes da Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia (Fundesb).


Além da valorização do espaço urbano, o projeto inclui mudanças que permitem uma melhor acessibilidade para pessoas com deficiência. A modernização da infraestrutura prevê a construção de faixas elevadas (no mesmo nível da calçada) nas travessas que dão acesso à Avenida Cinquentenário..


A obra também abrange a construção de rampas que darão acesso às faixas situadas na extensão da Cinquentenário. Outro recurso utilizado será piso tátil disposto em linha reta com indicativos para deficientes visuais.


“A nossa preocupação maior foi desenvolver um projeto que oferecesse acessibilidade a todos, propiciando inclusão social. As melhorias vão proporcionar conforto para as pessoas, garantindo mais mobilidade aos pedestres”, frisa Athayde, ao lembrar que todas as melhorias seguem as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito e regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


O secretário ainda anunciou que está sob análise a possibilidade de implantação, em pontos críticos, de semáforos com recurso sonoro, outro suporte que agrega mais segurança para a locomoção de pessoas com deficiência visual.


Durante a reunião, ainda foi exposta uma luminária similar às que serão instaladas na avenida. A nova iluminação será direcionada tanto para a pista de rolamento quanto para as calçadas, onde serão instalados pequenos postes com a nova tecnologia.


Texto: Natália Tavares Fotos:Vinícius Borges



Incêndio destrói parte do casarão do coronel Tertuliano Guedes de Pinho                 Pesquisa indica satisfação

O casarão fazenda Valparaíso, dos herdeiros do coronel Tertuliano Guedes de Pinho, foi parcialmente destruído por um incêndio na tarde da última terça-feira, 11. No local, deteriorado pelo tempo, está previsto o projeto de implantação do Museu da Cidade, que resgatará o imóvel de três pavimentos, em estilo colonial como um centro de referência da história itabunense.

O projeto da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (Iphac) e ao Ministério da Cultura, em Brasília.

Sinistro

Para o local do sinistro foram acionados 10 homens e viaturas do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, além de viatura do Samu e um carro-pipa da Emasa. O sargento Venâncio explica que o incêndio, cujas causas serão investigadas, teve início por volta das 15 horas e foi controlado duas horas depois, atingindo o madeiramento do teto.

O sargento André Luís, que trabalhava no combate às chamas, saiu machucado quando o piso de madeira desabou. Ele foi levado para a base do 4º GBM, onde ficou em observação, com fortes dores na coluna.

Projeto

O secretário de Administração Gilson Nascimento esteve no local e informou esperar que o projeto de implantação do museu não seja prejudicado após o sinistro. “Vamos acompanhar as investigações, porque o prédio pertence ao patrimônio público, e dar continuidade ao projeto do Museu da Cidade”, declarou.

Já o presidente da Ficc, Cyro de Matos, lamentou o ocorrido. Ele acredita que o problema não vai atrasar o processo de tombamento e nem impedir a recuperação do casarão para a sua transformação no Museu da Cidade. “O processo de tombamento pela União já está em fase de conclusão em Brasília e a qualquer momento receberemos a noticia sobre o final do processo”.

Texto: Kleber Torres Reportagem:Hélio Fonseca Fotos: Vinícius Borges

 
         com a limpeza pública em Itabuna

O serviço de limpeza pública em Itabuna é avaliado positivamente pela comunidade, segundo atesta pesquisa realizada pelo instituto Sócio-Estatística no período de 6 a 8 de abril. Foram consultadas 411 pessoas em todos os bairros da cidade, acerca de itens como horário da coleta, apresentação e higiene dos funcionários e até mesmo sobre o nível de ruído produzido pelas equipes durante a passagem pelas ruas.

Os números da pesquisa foram apresentados em um café da manhã oferecido pela Marquise à imprensa. No encontro com jornalistas e radialistas, a gestora da empresa no município, Glayciane Lima, explicou que a consulta não seria inicialmente destinada à divulgação, pois teve finalidade principal de mensurar a qualidade dos serviços.

A maior parte dos dados apurados aponta satisfação dos moradores. É o caso, por exemplo, dos horários da coleta, que é aprovado por 88,3% das pessoas entrevistadas. Um índice de 93,4% respondeu positivamente ao questionamento sobre a apresentação dos funcionários e 94,2% dizem que os compactadores não produzem barulho excessivo.

Um dos dois pontos negativos registrados na pesquisa tem a ver com o odor liberado pelos caminhões durante a coleta. “É uma questão que buscamos minimizar”, disse a gestora, enfatizando que não é possível eliminar totalmente o odor, em função das próprias características da carga transportada. O outro aspecto reprovado é o hábito de muitos moradores de deixar o lixo na rua após o horário da coleta.

VALORES

Glayciane Lima também explicou a questão dos valores pagos pela Prefeitura à Marquise, observando que há um atraso de seis meses na remuneração dos serviços. Segundo ela, o faturamento líquido mensal da Marquise é de R$ 820 mil, para custear coleta, varrição e as operações no “lixão”.

A gestora observou que o valor está muito aquém do que foi objeto do processo licitatório, que abrangia quase 20 serviços, inclusive educação ambiental. Na prática, o valor é menor porque apenas os três serviços (coleta, varrição e manutenção do “lixão”) são realizados.

 Texto: Ricardo Ribeiro Foto arquivo

Ascom/Itabuna
Por: Walmir Rosário
Prefeito entrega núcleos do PETI reformados





A comunidade itabunense está recebendo núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) totalmente reformados. O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, entregou os espaços sociais com nova infraestrutura para reforçar a ação socioeducativa na cidade.

Foram reformados os núcleos dos bairros Nova Ferradas, Nova Califórnia, Lomanto, São Pedro, Loteamento Nova Esperança, Sarinha, Jorge Amado e Novo Horizonte. Ainda foram inauguradas mais duas novas estruturas para o Peti nos bairros Califórnia e Mangabinha. “A escolha desses bairros foi feita após a realização de uma pesquisa que apontou alto índice de vulnerabilidade social de jovens”, explica a diretora de Proteção Social Especial, Moema Oliveira.

Os beneficiários ainda contam com uma nova equipe de educadores sociais, além de novos incrementos nas atividades pedagógicas, como aulas de música, práticas esportivas e informática. A diretora ainda apontou como resultado das inovações a padronização de espaços para reforço educativo. “Criamos o cantinho da leitura e o ‘Risque e Rabisque’ para exercícios artísticos”, frisa Moema.


Chamamento – Moema aproveita para convidar as famílias a reencaminhar os filhos já participantes do Peti, mas que se encontrem ausentes das atividades. “Caso eles não retornem ao Programa, vamos ter que substituí-los por novas crianças e adolescentes”, salienta a diretora, ao frisar que a frequência nos trabalhos é condição para a manutenção do recebimento do benefício do Bolsa Família.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que é uma ação socioeducativa incluída no Programa Bolsa Família, tem o objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de trabalho e risco social, na faixa etária de 7 a 14 anos. O apoio abrange reforço nutricional, escolar, além de atividades lúdicas e de convivência. A média de atendimento é de 900 jovens.

Texto: Natália Tavares Fotos: Waldyr Gomes



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é