Pular para o conteúdo principal
II Festival do Chocolate da Bahia passa a integrar calendário da Secretaria de Turismo da Bahia

De 02 a 06 de junho, Ilhéus vai sediar a segunda edição do Festival do Chocolate da Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus. Depois do grande sucesso da primeira edição, o evento ganha nova nomenclatura e deixa de ser Festival do Chocolate da Costa do Cacau para se tornar Festival de Chocolate da Bahia, criando um conceito mais abrangente e dinâmico, “afinal, é a condição privilegiada desta região, e nada melhor que trazer o Brasil e o mundo para saborear o cacau e o produto que traz alegria pra tanta gente, que é o chocolate na Costa do Cacau”, afirmou o criador e coordenador do evento, e presidente do Convention Bureau, Marco Lessa.



Em última reunião realizada entre a organização e o então secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, foi destacada a importância do evento para a economia baiana e solidificado o apoio do governo do Estado. Desta forma, o evento passa a integrar definitivamente o calendário de festividades da Secretaria de Turismo da Bahia. O festival é composto por três eventos simultâneos, destinados à públicos específicos. Um deles é a Feira do Chocolate, uma exposição com a participação de entidades, órgãos públicos e empresas que representam os mais diversos setores relacionados à produção do cacau e do chocolate, como fabricantes de equipamentos para produção, as principais indústrias de chocolate, pequenas fábricas, fazendas, empresas de representação e distribuição, stands de venda ao consumidor final e outros.



Outro ambiente do Festival é a Jornada do Chocolate com uma programação de workshops, cursos e oficinas, tratando da produção em diversas escalas, produção cooperada, produção associada ao turismo, linhas de crédito, equipamentos para pequena produção, programas de governo para o setor, cursos, entre outros. Já o Planeta Chocolate tem como foco no público infantil, assim como nos adultos fascinados por este universo. No hall de exposições eles têm acesso a um grande parque com brinquedos, atividades educativas, animadores, personagens infantis, atividades para conscientização sobre o meio ambiente, pontos para comercialização de produtos como chocolate, doces, sucos, salgados, entre outros.



A edição deste ano traz como grande novidade a ampliação da feira, que será estendida para a área externa do Centro de Convenções. A vinda de chocolateiros do sul do país e da Europa também é esperada para o evento, o que vai ajudar a promover os destinos de Ilhéus e da Costa do Cacau como referência da produção de cacau e chocolate, bem como o turismo de negócios, “Oferecendo à todos uma diferenciada e atraente opção de lazer e entretenimento”, afirmou Lessa.



O Festival do Chocolate é uma realização da MBiz Empreendimentos e M21 Eventos, em parceria com o Costa do Cacau Convention Bureau e conta com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Associação dos Produtores de Cacau, Instituto Cabruca, Ceplac, Bahiatursa, Sebrae, Associação de Turismo de Ilhéus, Instituto de Turismo de Itacaré, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Conselho de Turismo do Pólo Litoral Sul e Conselho Municipal de Turismo. Informações, compra de stands e inscrições, através do site: http://www.festivaldochocolate.com/ ou pelo telefone: (73) 3231-2100, falar com Lorena Passos, Carol Araujo ou Marco Lessa.



Por: Juliana de Moura
Assessora de jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é