Pular para o conteúdo principal
Ilhéus se prepara para realizar censo 2010 a partir de agosto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Prefeitura de Ilhéus realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 14, mais uma reunião no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, visando a deflagração do Censo 2010, que terá início oficial a partir de 1º de agosto próximo em todo o País. O encontro, sob a responsabilidade do Coordenador de Sub-Área, Sandoval Martins Filho, e do chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco Soub, contou com as presenças de presidentes de associações comunitárias, Agentes Censitários Municipais (ACM) e Supervisores, e teve como principal finalidade discutir detalhes dos modos como proceder durante o Censo.


Em Ilhéus, as equipes do IBGE estão trabalhando desde o último mês de março, através de três ACM e 24 supervisores, que agora estão desenvolvendo a pré-coleta de dados em 154 dos 287 setores específicos do município, procurando detectar ao máximo a realidade em que vivem as comunidades. “Esta é a primeira vez que o IBGE antecipa os trabalhos do Censo, uma vez que pretendemos ter um amplo e seguro painel registrando informações sobre o entorno do domicílio, como por exemplo, a iluminação pública, esgotamento sanitário, calçamento de ruas, entre outros”, afirmou Sandoval Filho.


Ainda de acordo com o Coordenador de Sub-Área, além dos ACM e Supervisores, o Censo em Ilhéus contará com a participação de 207 recenseadores, que percorrerão os 27 bairros, vilas, distritos, povoados, assentamentos. Neste sentido, lembra que as provas para os candidatos a recenseador acontecem no próximo dia 30 de maio, estando inscritos mais de mil interessados.


Em nome do prefeito Newton Lima, o chefe de Gabinete, José Nazal, disse que a Prefeitura, desde o ano passado, vem procurando de todas as formas colaborar e apoiar as ações do IBGE, “pois o Governo considera imprescindível conhecer detalhes específicos dos moradores dos bairros, e verificar as suas necessidades e carências para adotar futuras medidas”, afirmou, ressaltando que outras reuniões com grupos específicos irão acontecer antes do início do Censo 2010.

Semana Nacional dos Museus será aberta na próxima 2ª feira em Ilhéus

Será aberta em Ilhéus na próxima segunda-feira, dia 17, a partir das 9 horas, a 8ª Semana Nacional de Museus, evento que acontece simultaneamente em todo o país, como parte de uma grande articulação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura. Programada para ir até o dia 28 de maio, a Semana será realizada no Museu do Mar e da Capitania, sediado na Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), que fica no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade.

Com a temática “Museus para harmonia social”, a 8ª Semana destacará o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida.

Desde a sua primeira edição, em 2003, a Semana Nacional dos Museus já divulgou a realização de mais de 7.400 eventos, entre seminários, shows, exposições, visitas, palestras e exibição de filmes, entre diversas outras atividades. De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, a proposta da Semana, que ocorre em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), é promover a integração das instituições, intensificando suas relações com a sociedade em geral.

Segundo a coordenadora do Museu do Mar e da Capitania, Érika Silva, a programação da 8ª Semana Nacional dos Museus, evento que também visa estimular a discussão, a reflexão e a prática do respeito às diferenças e diversidades, é a seguinte: no período de 17 a 28 de maio, o público em geral poderá conferir uma exposição das miniaturas de embarcações da Marinha do Brasil (9 às 17 horas, no próprio Museu); apresentação fotográfica “Ilhéus, Ontem e Hoje” (9 às 11 e das 14 às 17 horas, na Sala Verde, Fundação Maramata) e exibição do documentário “Importância das algas marinhas para os seres humanos” (9h15min às 11h15min e das 14 às 17 horas, também na Sala Verde, na Fundação Maramata). Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3632-3474.

Por Maurício Maron
Ascom/Ilhéus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é