Pular para o conteúdo principal
Prefeito de Ilhéus participa em Brasília de reunião sobre o PAC 2
A convite da Presidência da República, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, embarca nesta terça-feira, dia 11, com destino à Brasília, onde, no dia seguinte, participa da I Reunião de Trabalho sobre as formas de acesso e os critérios de seleção para que os municípios brasileiros se beneficiem do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), voltados desta vez para as áreas de saneamento, habitação, drenagem, contenção de encostas e pavimentação.

Nesta primeira reunião, da Bahia estarão presentes ao encontro apenas os representantes dosa municípios de Ilhéus, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Camaçari, estando o encontro definido para ser iniciado às 9h30min, no auditório do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal (Setor Bancário Sul, Q. 04 lotes ¾), sob a coordenação do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento – GEPAC.

Na opinião do prefeito Newton Lima, esta é mais uma excelente oportunidade de concretizar novos projetos e viabilizar recursos para o município, como já fizemos, no PAC 1, com as obras que estão sendo realizadas no bairro Teotônio Vilela, e ainda dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”, cujos serviços estão sendo iniciados esta semana. “E a nossa equipe sempre demonstrou na prática a sua experiência, pois sempre encaminhamos os projetos e demais documentos, dentro dos prazos estabelecidos”, afirmou.

Balanço do Projeto “Dever de Integrantes de Conselhos Municipais Casa” contabiliza melhorias



Um balanço das atividades do “Dever de Casa”, projeto que visa dinamizar os serviços prestados pela rede municipal de ensino, incluindo infraestrutura, merenda escolar e contratação de professores, foi apresentado ao prefeito Newton Lima. Realizado no Palácio Paranaguá, sede da administração ilheense, o encontro contou com a presença de técnicos e dos titulares das secretarias municipais de Governo, Educação e Serviços Urbanos, pastas envolvidas na execução do trabalho.

Até o momento, o projeto já recuperou diversas unidades escolares, normalizou a distribuição da merenda em quase setenta por cento da Rede e promoveu a contratação emergencial de 460 professores. Em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o esforço também permitiu a contratação de 150 estagiários da educação que terão a função de suprir as atividades complementares (substituir o professor toda vez que o mesmo se ausenta da sala de aula para trabalhar no planejamento pedagógico).



Na área da infraestrutura, o “Dever de Casa” conseguiu concluir as seguintes reformas e melhorias: Escola Odete Salman (anexo), com pintura geral, colocação de grade e reparo na rede elétrica e hidráulica; Escola Dom Tepe (anexo), com pintura e colocação de grade; Escola do Valão, com abertura de poço artesiano e instalação da rede hidráulica; e Escola de Maria Jape, com substituição de todo o telhado.



Além das recuperações que a Prefeitura está viabilizando, o projeto também realizou intervenções de menor porte beneficiando as seguintes escolas: Banco da Vitória, José Haroldo, Nova Jerusalém, Paulo Freire, IME-Pontal, Pequeno Davi, Vovô Isaac, IME-Centro e Heitor Dias. Nestas unidades, as equipes de trabalho executaram as seguintes melhorias: limpeza e roçagem, revisões e consertos nas redes elétricas e hidráulicas, substituição de tubos e bóias, troca de torneiras e descargas e colocação de grades. Em fase de licitação, encontram-se as escolas Temístocles Andrade, Paulo Freire e Anexo, Vila Nazaré, Nucleadas do Banco da Vitória, Pequeno Príncipe. D. Eduardo, José Haroldo, D. Valfredo Teppe, Maria Jape, Odete Salman e Distrito de Couto.



Diagnóstico - Ainda como parte do “Dever de Casa”, a Secretaria de Educação iniciou um minucioso diagnóstico da situação nas escolas localizadas na zona rural. A proposta do diagnóstico é fazer um levantamento completo das necessidades físicas de cada unidade escolar visando à execução posterior de melhorias de infraestrutura. Inicialmente, o levantamento foi feito nas unidades de Areia Branca, Agapito Reis, Santa Maria, Grupo Escolar Jabes Ribeiro, Rompedeira, São Bento e Ponta do Cedro.



participam de curso sobre o SUS


O município de Ilhéus estará sediando nesta segunda e terça-feiras, 10 e 11, a segunda fase do “Curso SUS de Todos Nós: conhecer para construir”, destinado aos membros titulares e suplentes dos Conselhos Municipais de Saúde que envolve ainda os municípios de Itacaré, Santa Luzia e Mascote. O curso ocorre das 8 às 18 horas, no Barravento Hotel, na avenida Litorânea Norte, bairro do Malhado, zona Norte da cidade.

Coordenado pela diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, e pelo Articulador Regional do MobilizaSUS, Jorge Luiz Santos, o curso é uma extensão do que já foi ministrado na primeira semana deste mês, em Salvador, reunindo todos os secretários municipais de Saúde da Bahia, para se debater o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a criação da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma).

O curso tem carga horária de 48 horas, sendo dividido em dois blocos: “Conhecendo o SUS” e “O papel do conselho na gestão do SUS”, com 16 horas cada, além de mais 16 horas de atividades práticas, tendo como principais promotores a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde (DGETS), Conselho Estadual de Saúde (CES/Ba) e Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA).
Ilhéus realiza mutirões para gerenciar Bolsa Família no setor saúde

O Departamento de Atenção Básica, que também é responsável pelo gerenciamento do Programa Bolsa Família no setor da saúde, estará realizando mais um mutirão nesta quarta-feira, dia 12, na Unidade Básica de Saúde do Nelson Costa, em Ilhéus, das 8 às 12 horas. Já nos dias 10, 11 e 12, o mutirão ocorre na Unidade do Programa Saúde da Família Ilhéus II, nos dois períodos. Responsável pela execução do trabalho, Andréa Spier, explica que o gerenciamento implica na prestação de atendimento e acompanhamento nutricional dos beneficiários do programa, já que está é uma condicionante para os mesmos continuarem a receber os recursos do Bolsa Família.

Andréa afirma que, como a demanda de beneficiários no município de Ilhéus é muito grande, duas vezes por ano são realizados mutirões de atendimentos nas unidades de Saúde distribuídas na zona urbana. Neste caso, os beneficiários devem levar a caderneta da criança para comprovar a vacinação atualizada, documento de identidade do beneficiário responsável e o Cartão Amarelo do Bolsa Família. “Caso seja necessário, serão marcados outros dias de atendimento para que todos os beneficiários façam seus acompanhamentos”, diz.


Nestas aferições, verifica-se na criança, a sua altura, peso, grau nutricional, o mesmo ocorrendo com os demais beneficiários, a exemplo da própria responsável, que, em casos de gravidez deve apresentar documentos para comprovar que está realizando o pré-natal. Os beneficiários que não cumprem estas determinações correm o risco de terem recursos bloqueados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Por: Maurício Maron
Ascom/Ilhéus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é