Pular para o conteúdo principal
Santa Casa de Itabuna recebe Federação para assembléia


A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebeu na última semana membros da Federação das Santas Casas de Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Fesfba) para uma assembleia ordinária da nova diretoria. Com os encontros habitualmente realizados em Salvador, cidade sede da entidade, Itabuna foi a primeira cidade do interior para sediar a reunião que teve como objetivo discutir a crise financeira que atinge as Santas Casas, bem como pautas ordinárias. O provedor Renan Moreira é o primeiro provedor da Santa Casa de Itabuna a integrar a diretoria da Fesfba.

De acordo com o presidente da Federação, Maurício Almeida Dias Pereira, as assembleias ordinárias fora de sede foram instituídas como forma de aproximar a entidade das instituições associadas. De acordo com a proposta, os encontros se alternam entre Salvador e uma cidade do interior da Bahia escolhida. A presença atuante da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna junto às discussões estaduais para dinamizar a entidade foi reconhecida na escolha como a primeira cidade a sediar a assembleia da Fesfba em todo interior baiano.

Como segundo secretário da diretoria da Fesfba - recém-eleita para um mandado de dois anos -, o provedor Renan Moreira recebeu os pares para uma calorosa discussão pautada na revisão da contratualização entre Santas Casas, entidades e hospitais filantrópicos e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Ainda foi tema de debates a revisão da tabela SUS e o estrangulamento das instituições associadas à Fesfba diante do atual modelo de gerenciamento da saúde pública no Brasil.

“A Santa Casa de Itabuna enfrenta com investimentos a crise instalada no sistema de saúde, no entanto, continuamos com o déficit SUS chegando à casa de R$1 milhão em prejuízo mensal”, declarou o provedor Renan Moreira. Apesar do crescimento em infraestrutura e especialidades de atendimento observado nos últimos anos, a Santa Casa de Itabuna depende da revisão da atual política de governo para continuar buscando a excelência na prestação de serviços de saúde.

Nacional

Nesta linha, ainda na última semana a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) divulgou uma nota informando o resultado de uma audiência com o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva. Alertado sobre a necessidade de liberação para o SUS de mais recursos ainda neste primeiro semestre, o ministro afirmou que o corpo técnico do ministério fará um estudo sobre o tema devendo apresentar uma contraproposta ainda nesta primeira quinzena de junho.

Um conjunto de entidades no Brasil, entre elas a CMB, elaborou um documento que aponta a necessidade de liberação emergencial de R$6,5 bilhões para o SUS, distribuídos em Programa de Saúde da Família, serviços de média e alta complexidade, piso da Atenção Básica, Farmácia Básica, Terapia Renal e Hemodiálise e procedimentos de Patologia e Análises Clínicas. “O documento foi entregue ao Ministro da Saúde e do planejamento pela Frente Parlamentar da Saúde e estamos aguardando esta resposta. Uma melhora imediata na tabela SUS dos serviços de média e alta complexidade, por exemplo, já representaria uma redução deste déficit que tem impedido novos reinvestimentos na instituição”, declarou o provedor Renan Moreira.

Por Jack Somões
Ascom/Santa Casa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é