Pular para o conteúdo principal
Estudantes deram um ‘abraço
simbólico’ na Baía do Pontal

Como parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em todo o planeta no último dia 5, alunos da rede municipal de ensino de Ilhéus deram na tarde desta terça-feira (8) um ‘abraço simbólico’ na Baía do Pontal, um dos principais cartões postais da cidade. Organizado pela secretaria municipal de Educação, o ato teve a finalidade de alertar e conscientizar a população para a importância da utilização racional e consciente dos recursos naturais. O grupo de estudantes e professores saiu do bairro da Sapetinga indo até o campus das Espumas Flutuantes da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), no bairro Nova Brasília, onde aconteceu o ‘abraço’ à Baía do Pontal. Após a manifestação, alunos e educadores participaram da “Marcha pela Água”.

Para a secretária de Educação de Ilhéus, professora Lidiney Campos, ações como essa são importantes para auxiliar os jovens na difícil tarefa de usar de forma adequada os bens naturais, a exemplo da água. “Sempre trabalhando de forma conjunta e articulada, é fundamental que nós façamos a nossa parte. Preservar o meio ambiente é um compromisso que precisamos fazer com as gerações futuras”, afirma a secretária.

Segundo relatório da Unesco, mais de um sexto da população mundial, cerca de 1 bilhão e 100 milhões de pessoas, não têm acesso ao fornecimento de água potável. Essa situação tende a se agravar diante do desmatamento acelerado, da poluição ambiental e das alterações climáticas, realidade que revela a importância da conscientização.

5 de Junho - O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Os principais objetivos das comemorações são os seguintes: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas para se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem suas atitudes em relação ao uso dos recursos naturais; e defender parcerias capazes de garantir que todos os povos desfrutem um futuro mais seguro e muito mais próspero.

De forma específica, a importância da data reside na necessidade de debater temas como a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas e extinção de animais, dentre outros. A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do Meio Ambiente visando levar para a população informações sobre a responsabilidade de cada um diante da natureza. Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda continuam crescendo. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

Ascom/Ilheus
Por Maurício Maron
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é