Pular para o conteúdo principal
Obras do canal e da Amélia Amado
devem começar nos próximos dias

A construtora itabunense Casa Própria iniciará nos próximos dias os serviços físicos para a revitalização da Avenida Amélia Amado e construção do sistema de macrodrenagem do canal do Lavapés.

A ordem de serviço para a realização das obras foi assinada no final da tarde desta segunda-feira (29) pelo prefeito Capitão Azevedo em ato solene, realizado ao lado da sede da empresa Águia Branca, na própria avenida.

A solenidade reuniu um bom, e bem diversificado, público que manifestou muita alegria e satisfação com a medida. As manifestações foram feitas com aplausos, gritos de apoio ao prefeito e até faixas e cartazes com dizeres de reconhecimento e agradecimento.

As obras vão resolver de vez o problema das inundações no canal e deixar a avenida muito mais bonita e humanizada, com moderno sistema de drenagem de águas pluviais, cinco pistas para veículos, terminal de ônibus urbano, memorial alusivo aos 100 anos de Itabuna e ampla arborização.

“Ao autorizarmos a execução dessas obras, nós estamos acabando com esse negócio de ficar só na promessa. No nosso governo há trabalho e não falsas promessas. Chega de promessa!”, declarou um emocionado prefeito Azevedo diante um público que o aplaudiu durante todo o discurso.

O projeto tem custo orçado em mais de R$ 12,8 milhões e o dinheiro, liberado pelo ministério da Integração Nacional, já está na conta da Prefeitura para ser aplicado na execução das obras.

O ato de assinatura da ordem de serviço trouxe à Itabuna o ministro da Integração Nacional, o baiano João Santana, o vice-governador Edmundo Pereira, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, prefeitos da região e deputados federais e estaduais.

Obras dos canais do Santo Antônio e São Caetano


Em discurso feito ontem (29) durante ato de assinatura da ordem de serviço para as obras do canal do Lavapés e da Avenida Amélia Amado, o ministro da Integração Nacional, João Santana, prometeu também liberar recursos para a execução de dois outros projetos, em Itabuna: os de macrodrenagem dos canais dos bairros São Caetano e Santo Antônio. São do ministério dele os R$ 12,8 milhões a serem aplicados nas obras autorizadas.

“Deixo Itabuna, mas quero dizer a todos vocês que estarei lá no Ministério à disposição do prefeito Capitão Azevedo e de todos os políticos que se interessam de fato por Itabuna para atendê-los em Brasília. Estarei lá aguardando por eles para me levarem os projetos a fim de que possamos dar inicio imediato ao processo”, declarou ao se despedir.

Revelou ter especial atenção com Itabuna, onde trabalhou como interventor da antiga Sulba – companhia de ônibus do Governo do Estado -, o que o estimula a liberar recursos para a execução de obras no município. “Conheço muito Itabuna, aqui construí muitas obras, devo muito a Itabuna e aqui defendi o pão de minha família”, ele disse.

João Santana também considerou justo o pedido para que o governo federal viabilizasse a execução do projeto do canal e da Amélia Amado. “Eu percebo que essa reivindicação, esse pleito do povo de Itabuna era tão grande que finalmente ele saiu do papel, o que motiva a população da cidade a vir aqui para esse ato de autorização da obra”.

Texto: Joel Filho - Foto: Vinícius Borges

Administração promove curso de
cerimonial para servidores municipais

A Secretaria Municipal de Administração promove nos dias 13 e 14 de julho próximo, um curso de cerimonial para servidores da Prefeitura. As aulas serão realizadas das 19 às 22 horas na Escola de Gestão Pública (EGP), instalada na Usemi. Quem vai ministrar o curso é o jornalista e secretário de Ações Governamentais e Comunicação Social da Prefeitura de Itabuna, Ramiro Aquino.

Segundo Aquino, dentro do conteúdo programático, serão repassadas noções de Conceito, Classificação, Protocolo, Cerimônia Pública e Privada, Perfil, Organização da Mesa, Símbolos Nacionais, Trajes, Pronunciamentos, entre outros temas que fazem parte do contexto.

Com apenas 20 vagas e uma carga horária de 16 horas/aula, o curso tem como objetivo capacitar os servidores tornando-os aptos a exercer a profissão de cerimonialista de eventos.

Já o secretário de Administração, Gilson Nascimento, blembra que este e os demais cursos que vêm sendo promovidos pela Prefeitura fazem parte do projeto da atual gestão, que é o de capacitação permanente dos servidores, “visando uma melhor produtividade e melhoria da qualidade do serviço prestado ao cidadão contribuinte”.

“Porém, o mais importante dessa iniciativa é a valorização do servidor público municipal, uma prática que tem se tornado comum desde a implantação, no ano passado, do Programa Qualidade Cidadã”, justificou o secretário.

Para o jornalista Ramiro Aquino, o curso de cerimonial é extremante útil, porque vai ensinar práticas diretamente relacionadas ao campo profissional nessa área, que são indispensáveis ao conjunto de formalidades de atos solenes ou festas públicas. “O cerimonial obedece a certas formalidades em eventos oficiais, entre autoridades nacionais e estrangeiras e determina normas de conduta dos governos e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares e envolve desde a concepção do evento até a sua realização”.

 Texto: Rosi Barreto Fotos: Vinicius Borges

Itabuna amplia coleta de
pneus para reciclagem

Numa parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos que reúne fabricantes como Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, foi realizada uma remessa de dois mil pneus usados de veículos de carga e de passeio para reciclagem, em São Paulo.

O trabalho de coleta e destinação de pneus usados é realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que mobiliza um caminhão e uma equipe de seis fiscais atuando junto a borracharias, revendas de pneus e oficinas de veículos automotores. O depósito com mais de oito mil pneus estocados fica na avenida José Soares Pinheiro.

Segundo o diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Nelson Carvalho, o trabalho torna Itabuna uma referência regional e é resultado do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Ele explica que, além de servir como fator de apoio ao combate à dengue, com a retirada de pneus que eram depositados a céu aberto, o material recolhido é reciclado e transformado em sandálias, tapetes, granulados de borracha e pisos de borracha.

Em Itabuna, o trabalho de coleta vem sendo intensificado e uma nova carga deverá ser liberada ainda na próxima semana. Nelson Carvalho explica que os pontos de coleta são locais disponibilizados e administrados pelas prefeituras, para onde são levados os pneus recolhidos ou levados diretamente por borracheiros, obedecendo a uma série de normas de segurança e higiene, inclusive com a cobertura do material.
Texto: Kleber Torres

Livro sobre educação infantil
será lançado em Itabuna

Fruto de pesquisas e experiências de educadores e educadoras que se dedicam ao estudo e à prática do trabalho com a Educação Infantil, o livro “Por Dentro da Educação Infantil: a Criança em Foco” será lançado no próximo dia 30 de julho, às 18 horas, em Itabuna. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (SEC) e o lançamento acontecerá no foyer do Centro de Cultura Adonias Filho.

Organizada pelas professoras Gleisy Campos e Lilian Lima, técnicas do Departamento de Educação Básica da SEC, a obra reúne 11 artigos produzidos por 12 autores com atuação na educação infantil em instituições de ensino locais, regionais e nacionais. Segundo as organizadoras, os artigos publicados no livro revelam os múltiplos olhares e as possibilidades sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança pequena.

Nesse sentido, trata-se de um trabalho que visa refletir e socializar novas experiências por meio de artigos sobre a história da infância, a afetividade e o desenvolvimento infantil, a formação docente, a brincadeira, os ambientes de aprendizagem, o movimento e a Psicomotricidade, a diversidade étnico-racial, o jogo dramático e a pesquisa no cotidiano escolar.

“São estas discussões indispensáveis para todos aqueles que desejam compreender e vivenciar o universo da Educação Infantil seja como professor, pesquisador ou, ainda, como estudante das áreas de pedagogia e psicologia”, observa Lilian Lima. Dentre os autores presentes no livro, estão professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas da rede pública municipal de Itabuna.

Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é