Pular para o conteúdo principal
Prefeitura acelera urbanização da Avenida Pedro Jorge

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, inspecionou, em companhia de técnicos e empreiteiros, no sábado, (19), as obras da Avenida Pedro Jorge que corta os bairros São Pedro, Pedro Jerônimo e Zizo. O projeto está em fase de colocação de meio fio e de pavimentação asfáltica com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).

Ele explica que na primeira etapa da obra – a avenida tem 2.000 de extensão – serão pavimentados 1.000 metros de pista e implantados 2.000 metros de meio fio, inclusive nas ruas transversais para proteger o asfalto.

Destacou ainda Fernando Vita, que as obras da avenida Pedro Jorge são realizadas com recursos próprios, através da receitas do IPTU e vão abrir um novo vetor de desenvolvimento urbano para a zona Sul da cidade.

A idéia é melhorar a mobilidade urbana, disponibilizando mais um acesso para a BR 415, através das pontes Calixto Midlej e Felícia de Novaes, esta última em fase de conclusão

O projeto inclui a substituição total da rede de esgoto condominial pelo sistema convencional, em paralelo a obras de contenção e de melhoria da drenagem do canal do São Pedro, que passa pelos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e pela Fazenda do Gaúcho.

O secretário Fernando Vita informou ainda, que as obras estão de acordo com o cronograma e prosseguem em ritmo acelerado. A previsão é que a primeira etapa do projeto estará concluída até 28 de julho durante o centenário da cidade, com pavimentação asfáltica da primeira etapa da obra complementada de urbanização e iluminação.

Para Luciene Oliveira, dona de uma mercearia na avenida Pedro Jorge, a pavimentação da avenida é uma benção que vai mudar as condições de vida dos moradores da área: “Eu não agüentava mais a poeira, que exigia um trabalho permanente de limpeza do estabelecimento, como também dificultava a movimentação de clientes”. Ela está investindo na construção de um sanitário para os fregueses e acredita que com o asfalto deve aumentar a segurança na área, onde sofreu cinco assaltos.

Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto


Definido o reajuste salarial para servidor


Os servidores municipais de Itabuna terão um reajuste salarial de 4,11%. O percentual foi definido nesta segunda-feira (21) durante uma rodada de negociação entre o prefeito Capitão Azevedo, secretários municipais e o sindicato da categoria.

No encontro, o prefeito disse que o desejo era poder oferecer um reajuste maior, mas em função do seqüestro de verbas que o município vem sofrendo seria impossível conceder o valor pretendido pelo sindicato. “Mas não desistimos da luta e estamos buscando novos caminhos que nos garantam manter em dia tanto o pagamento do funcionalismo quanto dos fornecedores”.

Para a procuradora do município, Juliana Burgos, o encontro foi bastante positivo. Ela afirmou que o momento é de entendimento e a discussão se faz necessária para os avanços nas negociações dentro da realidade que o município vive atualmente. “Não podemos extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, só foi possível conceder esse percentual que é o máximo que a administração pública pode fazer agora”.

O secretário de Administração, Gilson Nascimento, que também participou do encontro, disse que a negociação transcorreu de forma sincera e participativa e adiantou que com isso a Prefeitura faz a reposição dos índices inflacionários do período.

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sndiserv), Carla Lúcia, também considerou o encontro como um avanço, ao afirmar que “hoje a categoria tem uma mesa de negociação permanente com a administração municipal, não apenas para discutir a questão econômica, como também com respeito à valorização do servidor, sobre as condições de trabalho e outras questões que vêm sendo debatidas com o prefeito e seu secretariado”.

Texto: Rosi Barreto – Reportagem: Hélio Fonseca – Fotos: Vinicius Borges

Educação atualiza pagamento de
FGTS e beneficia 2,1 mil servidores


A secretaria de Educação de Itabuna está rigorosamente em dia com o pagamento do FGTS de seus funcionários relativo ao período de janeiro de 2009 a maio de 2010. Quem dá essa garantia é o secretário Gustavo Lisboa (foto), que disponibilizou exatos R$ 1.468.515,88 para regularizar a situação junto a Caixa Econômica.

A quitação do débito foi feita na última sexta-feira (18). O pagamento deixa a Educação municipal sem nenhuma dívida com o fundo de amparo ao trabalhador na gestão do atual prefeito, Capitão Azevedo. “Sem dúvida, essa é mais uma vitória da administração Azevedo”, admite o secretário.

Lisboa também anunciou que a partir de agora não haverá mais atraso no recolhimento do Fundo dos cerca de 2,1 mil trabalhadores da Educação porque a secretaria fará o pagamento mês a mês diretamente à Caixa.

“Ao fazermos o pagamento dos oito meses que estavam em atraso, sendo cinco deste ano de 2010 e três do ano passado, não apenas cumprimos com o que determina a lei, como também criamos facilidade para que nossos servidores possam se beneficiar dos programas federais que permitem o uso dos recursos do FGTS para financiamento de casa própria e até para a compra de ações em bolsas de valores”, atesta Gustavo Lisboa.

Texto: Joel Filho - Foto: Waldir Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é