Pular para o conteúdo principal
Programação diversificada e grandes shows
marcam II Festival do Chocolate da Bahia

Divulgar e promover o grande potencial da região para a produção de chocolate com alto padrão de qualidade, qualificação especializada, palestras sobre linhas de crédito e outros incentivos ligados ao ramo, exposições e muitos negócios. Tudo isso adoçado ao legítimo sabor do chocolate. É o que promete a segunda edição do Festival do Chocolate da Bahia. O evento prossegue até o próximo domingo (06), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, com três eventos paralelos: A Feira do Chocolate, a Jornada do Chocolate e Planeta Chocolate. Todos com a mesma proposta de atrair novos investimentos e consolidar a região como referência na produção de chocolate no país.

Além da intensa programação de palestras, exposições, feiras de negócios, workshops, entre outras atividades, o evento também traz em sua programação cultural, grandes nomes da MPB, que prometem agitar o público do evento. Nesta sexta-feira (dia 04) é a vez da cantora Ana Cañas subir ao palco do festival. Já no sábado, a animação da noite ficará por conta da apresentação de Adriana Calcanhoto.



Espaço Chocolounge - Cantores e bandas locais também têm espaço no Festival. Eles se apresentam no Espaço Chocolounge, uma das grandes novidades do evento. Localizado na área externa do Centro de Convenções, o local contará com apresentações de cantores e bandas regionais, funcionando das 18 às 00h. Além dos shows, os visitantes poderão se deliciar com as delícias do espaço goumert, com o restaurante Palmito. Nesta quinta-feira (03) se apresentam no Chocolounge a cantora Gabriela Maia e a banda Zabumbahia. Dia 04 e a vez de Brena Gonçalves e Itassucy. Laís Marques e a banda Mel de Forró agitam o público dia 05. Para encerrar a programação do espaço, os shows de Robson Carvalho e Alexandro Costa.

Os ingressos para os shows de Ana Cañas e Adriana Calcanhoto ainda podem ser adquiridos no stand do Karioca, Encantur (Ilhéus e Itabuna) e no site do evento www.festivaldochocolate.com, onde poderá ser parcelado. O Festival do Chocolate é uma realização da MBiz Empreendimentos e M21 Eventos, em parceria com o Costa do Cacau Convention Bureau e conta com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Associação dos Produtores de Cacau, Instituto Cabruca, Ceplac, Bahiatursa, Sebrae, Associação de Turismo de Ilhéus, Instituto de Turismo de Itacaré, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Conselho de Turismo do Pólo Litoral Sul e Conselho Municipal de Turismo.


“Baía de Todas as Letras” inaugura
novo espaço para a literatura regional

A literatura regional ganhou um espaço privilegiado para debates e discussões com a realização do projeto Baía de Todas as Letras, promovido pelas editoras Via Litterarum e Editus, em parceria com o governo municipal, através da Fundação Cultural. O evento aconteceu durante todo o dia desta quarta-feira (02) no Teatro Municipal de Ilhéus foi marcado por palestras, bate-papo com escritores locais, debates, lançamentos de livros e homenagens, e teve como público-alvo estudantes e professores de escolas públicas e particulares, além dos amantes de literatura.

Na abertura do evento, o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso reforçou a importância da promoção de diálogos mais intensos sobre a literatura, “não só através da leitura de grandes clássicos, mas com a inclusão de títulos da literatura regional no conteúdo programático das disciplinas afins e com a intensificação desses temas e de sua inserção em nosso cotidiano”. Também comporam a mesa da solenidade de abertura os representante da editoras Via Litterarum, Agenor Gasparetto, e Editus (da Universidade Estadual Santa Cruz-Uesc), Baísa Nora.

Após a abertura, a Mestre em Estudos Lingüísticos pela UFMG, Glória de Fátima Lima dos Santos abriu a série de palestras discutindo “Marras Histórias: Ação mediadora nas práticas leitoras”. Em seguida foi a vez de Neila Brasil Bruno, mestranda em Letras, Linguagens e Representações pela UESC discorrer sobre “Lobato e o leitor”. O grande público infantil presente ao evento pode assistir a peça teatral “As aventuras de João e Maria”. O espetáculo é baseado na obra infanto-juvenil de Pawlo Cidade, que lançou mais quatro livros de sua autoria, editados pela Via Litterarum: Mistério na Lama Negra, A Batalha dos Nadadores, O Caminho de Volta, além de As Aventuras de João e Maria.

Á tarde, o evento retornou com a palestra “Jorge Amado e a idéia de grapiunidade”, ministrada pelo Doutor em História pela UFBA, André Rosa, seguido do evento Café Literário, mediado por Gustavo Felecíssimo, e que se voltou a discutir “A nova poesia baiana” e contou com as participações dos poetas Lourival P. Júnior (mestre em Filosofia pela UFBA), Pellegrino (Doutorando em Literatura e Comunicação pela Universidade de Sevilha, na Espanha) e Heitor Brasileiro Filho (Pós-graduado em Estudos Comparados em Literatura de Língua Portuguesa pela Uesc).

Apresentações dramatizadas extraídas de trechos do poema “Iararana”, de Sosígenes Costa, pelo ator José Adelmo, e os debates sobre “O Romance baiano no século XX”, mediado por Jorge de Souza Araújo, Doutor em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela UFRJ e “Sonoridade e Cromatismo em Sosígenes Costa”, com Ildásio Tavares, PHD em Literatura Portuguesa pela Universidade de Lisboa, também fizeram parte da programação diurna do evento.

A edição 2010 do Projeto Baía de Todas as Letras foi encerrada com homenagem a Ildásio Tavares, pelo Grupo Teatro Total, entrega do 4º Prêmio Literário Bahia de Todas as Letras e lançamentos de vários livros publicados pelas editoras Editus e Via Litterarum.


Escolas de Ilhéus desenvolvem
ações no Dia do Meio Ambiente

Com o intuito de alertar e conscientizar a população sobre a importância para o uso sustentável dos recursos naturais, no que diz respeito à defesa da água e do meio ambiente, a Secretaria de Educação de Ilhéus realiza nesta terça-feira (8), um abraço simbólico na baía do Pontal, seguida de “Marcha pela água”. A saída está marcada para as 14 horas, do bairro Sapetinga até o campus das Espumas Flutuantes da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), com encerramento previsto para as 17 horas. Essas atividades acontecem na zona sul da cidade.

A secretária de Educação, Lidiney Campos, explica que essa ação faz parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente e traz o resultado de cunho pedagógico de trabalhos escolares desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino. “O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. É importante, pois refletem a difícil situação em relação ao uso por exemplo da água. Pelo relatório da Unesco, mais de um sexto da população mundial, ou o equivalente, 1 bilhão e 100 milhões de pessoas não têm acesso ao fornecimento de água potável. No Brasil, as campanhas para a sua preservação quando ocorrem são esporádicas”.

No relato, Lidiney Campos diz que, “por isso, é preciso conscientizar a população sobre a necessidade e defender a água, já que, dos 25% de água doce existente no mundo, apenas 0,4% estão disponíveis em rios, lagos e aquíferos subterrâneos. Essa situação ainda tende a se agravar, diante do desmatamento acelerado, a poluição ambiental e as alterações climáticas dela decorrente: estima-se que será reduzido em um terço o total de água doce disponível no mundo”.

A secretária explica que em vista disso e observando a necessidade de demonstrar o trabalho já desenvolvido nas escolas com a educação ambiental, “e principalmente por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento, e também, auxiliadora no processo de construção de conhecimento, que essa proposta marca o dia 5 deste mês como uma data que é abraçada pela educação de Ilhéus”. O evento é um alerta para a defesa da água e do meio ambiente.

Conder e Condema debatem aterro e formatam

coleta seletiva em alguns bairros de Ilhéus

À pedido da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) realizou no final da tarde de ontem, 01, uma reunião extraordinária, no salão nobre do Palácio Paranaguá, com a finalidade de discutir o projeto de revitalização do aterro sanitário do Itariri, em Ilhéus, que vem passando nos últimos meses por processo de recuperação e reorganização, numa parceria envolvendo o Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

No início da reunião, a coordenadora do projeto, Fátima Espinheira, fez a apresentação do que vem sendo desenvolvido no Itariri, detalhando as etapas já vencidas e o que ainda falta realizar, expondo também as dificuldades encontradas para agora concluir os trabalhos, a exemplo da retirada de todas as famílias que manipulam o lixo. Foi também apresentado e detalhado o projeto da Coleta Seletiva, que terá início pelos bairros Hernani Sá, Jardim Atlântico, Cidade Nova e Vila Juerana.


Para a implantação da Coleta Seletiva, a Conder solicitou que os conselheiros do Condema procurem apoio da sociedade civil, uma vez que se trata de uma experiência nova na cidade, o que representa, paralelamente, em uma mudança de hábitos, como o horário de colocar o lixo na calçada e, inclusive, a separação dos dejetos.


Com o objetivo de acelerar o processo de revitalização do aterro do Itariri e a implantação da Coleta Seletiva, a Conder anunciou que irá disponibilizar um engenheiro, em tempo integral, e uma funcionária, para que ocorra um acompanhamento diário e constante das ações empreendidas. Por sua vez, a secretaria estadual da Fazenda, através de sua representante, Nájara Gomes, colocou a disposição o Programa de Gestão Pública, que possui fórmulas para contribuir com o processo.


A reunião, coordenada pelo presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub, contou com a presença de conselheiros, estudantes, representantes da sociedade civil organizada, e do Ministério Público Estadual, que se fez representar pelo promotor da área ambiental, Dr. Paulo Eduardo Sampaio.

Ascom/Ilhéus
Por: Maurício Maron

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é