Pular para o conteúdo principal
Alunos do Divina vão retratar história
de Itabuna em desfile no dia 30

Marcado anteriormente para 28 deste mês, data em que Itabuna completa 100 anos, o Desfile Histórico do Colégio Divina Providência retratando a história do município desde a sua fundação até os dias atuais, foi adiado para o próximo dia 30, às 17 horas. A decisão foi tomada nesta terça-feira (13) durante reunião entre dirigentes do colégio e o coordenador de eventos da Comissão do Centenário, Ramiro Aquino.

“A mudança ocorreu para que houvesse uma melhor adequação do programa comemorativo do centenário, que é amplo e bastante variado. Além do mais, no dia 28, aniversário da cidade, haverá muitos eventos e isso poderia atrapalhar, causando esvaziamento de público tanto no desfile quanto nos demais eventos”, explica a diretora pedagógica do Divina, Silvana Sellmann.

O desfile será feito ao longo da avenida Cinqüentenário, com saída do Jardim do Ó, e contará com a participação dos 530 alunos do colégio. Eles vão mostrar a história da cidade em carros alegóricos e oito alas enfocando fatos políticos, sociais e econômicos ocorridos desde o período em que Itabuna era uma simples vila.

“O objetivo do desfile é mostrar tudo de importante que aconteceu em nosso município, desde a chegada dos desbravadores, passando pela luta em defesa da emancipação, até os dias de hoje. Vamos mostrar o inicio das atividades comerciais, o cultivo do cacau e a sua importância para o desenvolvimento da economia local, e muito mais...”, enfatiza a professora.

Com a realização do desfile o colégio encerra o projeto Recontando a História de Itabuna, iniciado em outubro do ano passado, e que incluiu, entre outras atividades, pesquisa sobre fatos históricos e registro fotográfico. Durante o desfile os estudantes do Divina também vão prestar homenagens a ex-alunos do colégio, entidades de classe, ex-prefeitos e personalidades que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento de Itabuna.

A vice-diretora do Divina Providência, Glória Sodré, observa que o desfile também servirá para despertar, entre outras coisas, a atenção das pessoas para a necessidade de preservação do que ainda resta do rio Cachoeira. “Teremos uma ala que vai retratar a situação do nosso rio e chamar a atenção para a sua preservação”, ela diz.

Segundo Glória Sodré, o desfile terá ainda a função estratégica de promover uma maior integração entre escola e comunidade, além de contribuir para um maior grau de conscientização quanto “ao amor e os cuidados que se deve ter com a cidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é