Pular para o conteúdo principal
Caravana Cultural visitará mais
27 localidades até o final do ano


A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) definiu a programação do Projeto “Caravana Cultural” até o final do ano, período em que mais 27 localidades deverão ser visitadas. No decorrer desta semana, o projeto, que está levando para os bairros e distritos de Ilhéus as mais variadas manifestações de arte e cultura, acontecerá em duas localidades da zona rural do município. Amanhã, dia 27, o trabalho será realizado no Couto e, na quarta-feira, dia 28, na Lagoa Encantada. Coordenado pela Fundaci, o trabalho tem a proposta de democratizar o acesso à cultura, descentralizando as diversas ações do setor. O esforço conta com o apoio da TV Santa Cruz, FM Sul, Rotary Club Jorge Amado, Tito Tabosa Pneus e secretaria municipal da Educação.

Durante as visitas, além da realização de oficinas de dança com alunos das escolas locais, a programação do “Caravana Cultural” promove apresentações de artistas diversos, incluindo shows musicais, literatura e performances teatrais. Nas escolas da localidade, nos períodos da manhã e da tarde, o projeto conta ainda com uma palestra sobre educação patrimonial proferida por Fabíola Mandarim. Outra atração das visitas do “Caravana Cultural” é a exposição de banners “Ilhéus: História, Memória e Identidade”, trabalho que traz a São Jorge dos Ilhéus desde os tempos de capitania hereditária.


Até o final do ano, a programação do projeto é a seguinte: agosto, Olivença (3 e 4), Novo Ilhéus (10 e 11), Conquista (17 e 18), Inema (24) e Pimenteira (25); setembro, Outeiro de São Sebastião (8 e 9), Basílio (14 e 15), São Miguel (21 e 22), Banco Central (28) e Retiro (29); outubro, avenida Esperança (5 e 6), Vila Cachoeira (14), Rio do Engenho (15), Aritaguá (20) e São José (26 e 27); novembro, Santo Antônio (4), Vila Olímpio (9), Japu (10), Vila de Juerana (16), Ponta da Tulha (17), Ponta do Ramo (23), Mambape (24) e Pontal (29 e 30); e dezembro, São Domingos (7) e Centro (16 a 19).


Eixos – O “Caravana Cultural” foi formatado levando em consideração a existência de quatro eixos. O “Mapeando Culturas” consiste no registro do patrimônio cultural (material e imaterial), incluindo artistas, entidades e equipamentos. Outro eixo é o “Revelando o Local”, que dá ênfase à montagem da exposição “Ilhéus: História, Memória e Identidade”, além de apresentações teatrais, musicais e literárias, bem como da exibição de filmes e documentários. O “Caravana” também trabalha com “Formação e Intercâmbio Cultural” (terceiro eixo), esforço voltado para a capacitação de profissionais do setor cultural, viabilizada através de pacotes de cursos de Gestão, Elaboração de Projetos Culturais, Educação Patrimonial e Oficinas de Teatro, Dança e Música, entre outros. O quarto e último eixo pretende buscar a construção de uma grande “Gestão Pública Compartilhada” visando colher da comunidade e dos agentes culturais locais propostas capazes de contribuir para a construção do Plano Municipal de Cultura de Ilhéus.
Ascom/Ilheus
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é