Pular para o conteúdo principal
Festival Multiarte leva grande
público ao Centro de Cultura

Mais uma vez o Festival Multiarte Firmino Rocha disse para que veio: mostrar o talento regional em suas varias modalidades. O evento aberto na noite da última quinta-feira (22) no Centro de Cultura Adonias Filho vai até o dia 27 e tem entrada franca.

N primeira noite do festival, dez grupos de dança de várias cidades do estado se apresentaram para um público animado que lotou o auditório do centro. Faltou espaço para tanta gente. O evento, um dos mais importantes na área cultural faz parte dos festejos do centenário de Itabuna e é promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).

São mais de 700 artistas de 24 cidades do estado que se apresentarão individualmente ou em grupo nas modalidades de Teatro, Dança, Musica e Artes Plásticas. De acordo com a coordenadora, Eva Lima, serão realizadas 25 apresentações, por noite, nas categorias Dança e Musica, cada grupo tem 5 minutos de apresentação, enquanto que no teatro serão cinco grupos com 50 minutos de apresentação cada. A exposição de Artes Plásticas será no foyer do Centro de Cultura e concorre também ao primeiro e segundo lugares, com troféus e premiação em dinheiro, no valor de R$1 mil para o primeiro e R$500 para o segundo em todas as categorias.

Na mesma noite de sexta-feira, o historiador Adelindo Kfoury fez palestra no auditório da FTC. Ele abordou o tema “Itabuna, nossa terra centenária e o Rotary”. E a partir das 18 horas haverá o ritual religioso de entidades de Matriz Africana, na praça Camacan,dentro do programa da I Terreirada aberta na quinta-feira, no Itabuna Esporte Clube.
 Texto: Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto 23/07/10

Nossa opinião

Só lamentamos que dentro da grade do festival não tenha um quadro para a poesia; Itabuna têm grandes poetas que poderiam participar  de um jeito ou de outro, mas  como o preconceito com esse tipo de literatura é grande, tudo é possível! Por isso, eu fico com o saudoso Cazuza "Enquanto houver borguesia, não haverá poesia!". E que vivam os nossos poetas "sonhadores" e, que, ainda pregam dentro de sua visão e da vida, um mundo mais humano, mais digno e solidário, afinal de contas a poesia é a mão de todas as artes!  Que reflitam os falsos intelectuais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é