Pular para o conteúdo principal
Ministério Público mostra avanços

na educação e na saúde em Itabuna

O Ministério Público (MP) Estadual, através da Promotoria de Justiça de Itabuna, reuniu na manhã desta terça-feira (6) profissionais de imprensa, autoridades, educadores e instituições parceiras para mostrar os resultados do programa “O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”. O evento contou com a presença dos secretários municipais Antônio Vieira (Saúde), Gustavo Lisboa (Educação), Ramiro Aquino (Assuntos Governamentais e Comunicação Social) e Antônio Marcelino (Agricultura), além do presidente da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli.

Realizado no campus da FTC, o encontro começou com um “café da manhã”. Em seguida, no auditório da Faculdade, o promotor de Justiça, Clodoaldo da Anunciação, expôs os avanços conquistados na educação e na saúde itabunense em quase dois anos de implementação do Programa. Ele utilizou dados numéricos e registros fotográficos.

“O nosso objetivo foi exercer o papel ministerial de fiscalização de dois setores vitais da sociedade, visando efetivar os direitos de cidadania de crianças, adolescentes e enfermos”, enfatizou Clodoaldo. Ele disse ainda que a proposta o MP é contribuir para a prestação de serviços públicos de qualidade nas áreas de saúde e educação.

“Neste sentido, a compreensão dos gestores públicos, a participação da sociedade civil organizada e a colaboração da imprensa foram imprescindíveis para alcançarmos os resultados esperados”, argumentou o promotor.

Antes de expor os resultados, Clodoaldo destacou que os resultados positivos do Programa o transformaram em referência para diversos outros municípios da Bahia, a exemplo de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Muritiba, Buerarema, Glória, Camacã e Itajuípe. “A presença no MP nos setores da saúde e educação era um anseio da comunidade e este programa iniciado em Itabuna veio atender positivamente a essa expectativa”.

Resultados

Dentre os resultados alcançados, foram relacionados 13 que tiveram maior impacto. Primeiramente, foram destacados o conhecimento, in locu, da realidade da educação e da saúde no município e o estabelecimento de parcerias com o Ministério Público do Trabalho, universidade e faculdades, sindicatos, OAB, organizações não-governamentais, igrejas, policiais Militar e Civil, conselhos municipais de Educação e de Saúde, conselhos tutelares, pedagogos, médicos, enfermeiros, psicólogos e Corpo de Bombeiros , criando uma rede de proteção para a educação e saúde no município.

Segundo Clodoaldo, houve um maior comprometimento dos gestores da saúde e da educação com a qualidade dos serviços prestados. Ele citou a melhoria da qualidade da alimentação dos estabelecimentos escolares, motivada pela fiscalização na confecção dos cardápios das escolas, na compra de produtos adequados e nutritivos, bem como na conservação e elaboração adequada dos alimentos e previsão e aumento de verbas no orçamento.

Ainda como conquistas, Anunciação ressaltou a melhoria considerável da infraestrutura dos prédios que abrigam escolas e unidades de saúde, inclusive com destinação de mais verbas orçamentárias. Outro aspecto considerado nos relatório do Ministério Público foi a diminuição das tensões nas escolas, com reflexos positivos na redução do numero de ocorrências policiais, incidentes e acidentes no ambiente escolar.

“É relevante considerarmos ainda a melhoria das relações do Ministério Público com a comunidade escolar, através do contato próximo, pela realização de palestras, participação em seminários de pais etc”, disse Clodoaldo. Encerrando o encontro, foram entregues a gestores escolares da rede municipal e estadual, presentes no evento, “kits” contendo bolas esportivas obtidas através de transações penais no Juizado Especial Criminal.

Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes

Servidores elegem novo
presidente da Cipa

Através de eleição direta, com a participação de 408 votantes, o técnico administrativo Secretaria de Administração, Carlos Góes, foi eleito para presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Prefeitura de Itabuna.

Ele teve 177 votos e anuncia uma ampla agenda para mobilizar os quase seis mil servidores municipais para ações de segurança do trabalho.

Carlos Góes considera que o cargo vai exigir muito trabalho e uma parceria permanente com os servidores e o próprio governo, uma vez que o prefeito Capitão Azevedo e o secretário de Administração, Gilson Nascimento, se mostram sensíveis aos problemas e reivindicações do funcionalismo: “Estamos vivendo um momento novo e de mudanças no modelo de gestão do município de Itabuna”, argumentou.

Góes anunciou que as suas prioridades de trabalho incluem o levantamento da realidade situacional de todos os servidores e das diversas secretarias e unidades do governo municipal, visando a elaboração de um plano de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

O novo presidente da Cipa também pretende desenvolver ações em conjunto com a Escola de Gestão Pública –EGP-, que tem como meta para 2010 a qualificação de 1.000 servidores. Nesta área a ênfase será dada a questões de segurança e de prevenção de acidentes.

Também foram votados e vão compor a nova diretoria da Cipa os servidores Reubis Almeida Silva, com 91 votos; Júlio de Lucena, com 39; Nathiane Carvalho Silva, com 34; Valdemir Silva, com 26; Fátima, 16; Suzana Santos, 11 votos; Josmário Silva, com 7 e Marcos Santos, com 1, totalizando 402 votos validos no processo. Também foram registrados três votos em branco e três nulos.

O que é a Cipa

A Cipa é composta de representantes dos trabalhadores e dos patrões. Os representantes dos trabalhadores são eleitos pelo voto direto e secreto; e os representantes dos empregadores são indicados. Seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. As tarefas da Cipa vão desde identificar e elaborar um mapa dos riscos de acidentes; elaborar plano de prevenção e solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; verificar os ambientes e condições de trabalho; até solicitar a paralisação de máquina ou setor que ofereça risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores.

Texto: Kleber Torres Fotos:Pedro Augusto
06-07-2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é