Pular para o conteúdo principal
ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA
APRESENTA CONCERTOS GRATUITOS


A Fundação Cultural de Ilhéus realiza, a partir deste mês de julho, o Projeto Formação de Plateia com as Cameratas da OSBA. A abertura será na próxima quinta-feira, dia 29, às 16 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, onde a Orquestra Sinfônica da Bahia realiza uma apresentação didática de dois dos seus grupos de câmara. Os grupos Bahia Cordas e Opus Lúmen, um septeto de cordas e um trio de sopros respectivamente, apresentarão um repertório erudito e popular, intercalando entre as obras explanações sobre uma orquestra, os seus instrumentos, compositores e a história da música. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o projeto tem como objetivo a formação de plateias e aperfeiçoamento técnico dos músicos, através da realização de apresentações sistemáticas e mensais para alunos das escolas públicas, associações, instituições filantrópicas e estudantes de música de uma forma geral.

Ainda no dia 29, quinta-feira à noite, no interior da Catedral de São Sebastião, pontualmente às 20 horas, a Orquestra Sinfônica da Bahia realiza, sob a regência do maestro Eduardo Torres, um concerto gratuito para o grande público ilheense. Esta apresentação integra o projeto OSBA Itinerante, que tem como objetivo levar a orquestra para outras cidades do Estado e do País, contribuindo para a democratização da música de concerto. Desta vez, foi reservado para o público ilheense um programa com peças famosas de alguns dos grandes mestres da música: “Valsa das Flores”, de Tchaikovsky; “O Danúbio Azul”, de Strauss Jr; as aberturas “Karelia” e “Finlândia”, de Sibelius, e a “Sinfonia no 9 (Do Novo Mundo)”, Dvorák.

A Osba é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia e Teatro Castro Alves, e nessas apresentações na nossa cidade conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Fundação Cultural de Ilhéus. Serão concertos únicos e imperdíveis!

Uma orquestra afinada com o contemporâneo

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) ultrapassa os limites do erudito e do popular para apresentar ao público baiano e aos seus visitantes, um conjunto que prima por sua identidade, valoriza sua história e sotaque. Criada em 30 de setembro de 1982, a OSBA é uma companhia estadual que integra os corpos estáveis do Teatro Castro Alves.

Sob a gestão de Ricardo Castro desde janeiro de 2007, tem como nova proposta redefinir o papel da orquestra na sociedade, com um viés social.

Em sua trajetória, a OSBA esteve sob a regência de conceituados maestros, como Christopher Warren-Green, John Neschling, Isaac Karabtchevsky, Alex Klein e Olivier Cuendet, e acompanhou cantores como Luciano Pavarotti, Montserrat Caballé e Milla Edelman. Destacam-se ainda as apresentações ao lado do Ballet Kirov e Ballet Bolshoi (Rússia), e com o Ballet da Cidade de Nova York, além da participação na montagem de várias óperas.


A OSBA tem três CD’s gravados: Sonhos de Castro Alves, comemorativo dos 150 anos de nascimento do poeta brasileiro; Sinfonia Baiana, coletânea de composições de músicos baianos, e Brasileiros, com obras dos maiores autores do País.

Regente e pianista mestre pela Escola de Música da UFBA, onde atualmente leciona, o maestro Eduardo Torres realizou vários cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior (Alemanha, França e Argentina). O seu CD Remeiros do Rio São Francisco (no qual rege cinco obras de Ernst Widmer – Prêmio Copene de Cultura e Arte) integra o catálogo do criterioso selo Paulus. Membro da Orquestra Sinfônica da Bahia se apresenta com frequência como solista, camerista e maestro, já tendo regido importantes orquestras no Brasil e na Argentina. Em 2008 iniciou na UFBA o seu doutoramento em Musicologia. Atualmente é coordenador pedagógico e professor de regência do NEOJIBÁ (Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).



SERVIÇO:

O quê: Orquestra Sinfônica da Bahia

Regente: Maestro Eduardo Torres

Quando/ Onde: Ilhéus

Dia 29 de julho, quinta-feira, 16 horas, no Teatro Municipal

Dia 29 de julho, quinta-feira, 20 horas, na Catedral de São Sebastião

Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é