Pular para o conteúdo principal
Prefeito visita início de obras
do canal da Amélia Amado

O prefeito Capitão Azevedo visitou, no ultimo sábado o inicio das obras do canal do lava pés no prolongamento da avenida Amélia Amado, dentro do pacote de obras que vem sendo executadas pela administração municipal. A obra começa nas imediações do Príncipe Hotel e prossegue até o Terminal Rodoviário, numa extensão de mais de 1,5 quilômetros.

“Esta é uma das mais antigas reivindicações da comunidade itabunense e que vai transformar e dignificar ainda mais o centro da cidade, tornando-o bonito, atrativo, digno de uma cidade que chega aos cem anos de emancipação”, justificou.

O prefeito explicou que além da macrodrenagem que será feita, o canal também receberá serviços de urbanização e a criação de uma terceira via para o tráfego de um lado e pista dupla de outro. “Isso com certeza dará uma dinâmica no nosso trafego que hoje se encontra bastante sufocado, com os inúmeros engarrafamentos diários, justamente por falta de opções como esta que estamos realizando”.

Azevedo lembra que a cidade cresceu muito e rapidamente, e com ela o número de veículos, por isso precisa urgente de uma transformação, principalmente no centro da cidade, para que não haja risco de um colapso maior, nem perda de tempo da comunidade presa no transito em função de um engarrafamento.

“A modernização, a melhor acessibilidade e novas alternativas precisam ser criadas como a que já vem sendo feita na ponte 8 de Dezembro, na Rua Felícia de Novaes, cuja estrutura está sendo ampliada”. Para o prefeito, as obras que vem sendo executadas em várias partes da cidade, tem sido motivo de orgulho porque vai beneficiar toda a população, “afinal, foi para trabalhar em favor de minha cidade que fui eleito e não preciso fazer obras faraônicas nem elefantes brancos, mas fazer aquilo que realmente beneficia diretamente a comunidade”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita explicou que a cobertura do canal do lava pés terá estrutura premoldada pela praticidade, velocidade e economia para sua execução. Ele disse que a área do antigo aeroporto será usada para a confecção de britagem e de forma metálica já para o início de duas frentes de obras: a primeira que liga o centro da cidade à estação rodoviária e a outra da avenida Itajuipe seguindo para o bairro Santo Antônio.

 Rosi Barreto – Reportagem: Osvaldo Bispo – Fotos: Vinicius Borges – 12/07/10

Prefeitura quer que Polícia
Civil apure desvio de suco

O Secretário de Administração, Gilson Nascimento, estará encaminhando ainda nas próximas horas uma queixa-crime para que a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos investigue o desvio de seis a sete fardos de suco de frutas fornecidos ao município pelo Ministério da Agricultura. O produto teria como destino o Restaurante do Povo e sete garrafas foram apreendidas quando comercializadas a R$ 2,00 a unidade, em um supermercado no Pedro Jerônimo.

O caso já está sendo investigado inicialmente pela corregedoria da Prefeitura Municipal de Itabuna, coordenada pelo advogado Florisvaldo Monteiro e, em função do inquérito, foram exonerados dois comissionados e afastado um servidor efetivo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, que será submetido a processo disciplinar que poderá resultar na sua demissão. Os nomes dos envolvidos serão divulgados com o final do processo.

Ele explicou que assim que recebeu a denúncia destacou uma equipe de fiscais da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo e um integrante da Guarda Municipal para que iniciassem as investigações e a apreensão do material comercializado indevidamente em um supermercado na periferia da cidade. A equipe também teria identificado os responsáveis pelo desvio.

Um total de 45 mil garrafas de suco seriam destinadas o Restaurante do Povo e, segundo o secretário, pelo menos seis fardos do produto teriam sido desviados ou distribuídos entre as pessoas que trabalhavam descarregando o caminhão. Ele considera que o assunto mesmo com o inquérito em andamento na Corregedoria Municipal, agora é também de competência da Polícia Civil.

 Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 08-07-2010

Ficc patrocina documentário que
onta a História de Itabuna

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), vai apresentar o documentário “Itabuna 100 Anos, A História Contada”, de Raquel Rocha. A solenidade está programada para o próximo dia 21, às 20 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, e faz parte da programação oficial do centenário da cidade. A entrada é franca.

O presidente da Ficc, Cyro de Mattos, disse que o documentário conta a história da cidade por meio de pessoas das mais diversas camadas sociais, que vivenciaram o processo de desenvolvimento de Itabuna desde as origens aos dias atuais.

“É um trabalho de excelente qualidade, com um conteúdo rico sob vários aspectos com depoimentos das pessoas que nele participam e que por isso mesmo toca o coração de quem assiste, principalmente se for itabunense.”

Com a direção da cineasta Raquel Rocha, que é graduada em Comunicação pela Universidade Estadual de Santa Cruz, o documentário “Itabuna 100 Anos, A História Contada” tem a duração de 40 minutos e nele participam com depoimentos valiosos, entre outros, o músico Sabará, a professora Elza Cordier, o pecuarista Weldon Setenta, o projetor de filmes José Nunes, o historiador João Cordeiro, além da atriz e compositora popular Valderez.

 Rosi Barreto –  12/07/10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é