Pular para o conteúdo principal
Santa Casa de Itabuna investe no Centro de Radioterapia

(Com capacidade de atendimento de até 200 pacientes simultaneamente, o Centro é uma referência na Bahia)

O Centro de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna atendeu durante o ano de 2009 aproximadamente 800 pacientes com os mais diferentes tipos de câncer. Com dois equipamentos de radioterapia em atuação - sendo um deles considerado o mais moderno existente no mercado, o Acelerador Linear - a unidade conta com uma equipe de 36 profissionais e dois médicos radioterapeutas em atuação durante três turnos diários. Com capacidade de atendimento de até 200 pacientes simultaneamente, o Centro é uma referência na Bahia para o tratamento em Braquiterapia.

De acordo com o levantamento bimensal do Centro de Radioterapia, nos meses de maio e junho de 2010, foram 38 casos tratados de câncer de mama, 36 de próstata, 29 tratamentos de tumores de cabeça e pescoço, além de 18 pacientes com câncer de colo de útero e endométrio e outros 14 com câncer de esôfago. “Esta média quantitativa tende a se repetir, principalmente sobre a prevalência destes tipos de câncer que estão entre os mais comuns”, relatou o médico oncologista radioterapeuta, José Bandeira.

Ainda sobre 2009, foram atendidos no serviço de radioterapia da Santa Casa de Itabuna 784 pacientes oncológicos, demanda que está abaixo da capacidade de atendimento do Centro de Radioterapia de Itabuna. “Poderíamos atender até 200 pacientes simultaneamente, mas temos em 2010 uma média de 150 pacientes em atendimento. Este número aumenta com um trabalho mais acentuado de detecção, diagnóstico e encaminhamento de pacientes com indicativo para radioterapia. Os pacientes ainda chegam aqui com uma média de seis meses de diagnóstico, o que dificulta o tratamento”, relatou o médico José Bandeira.

Para o coordenador da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Itabuna, Lincon Warley, a integralidade da assistência oncológica oferecida pela instituição está mudando este cenário. “Aqui o paciente entra no Ambulatório com uma forte suspeita e é encaminhado para diagnóstico, com realização de exames e biópsias, o que determina a indicação ou não para tratamento oncológico, sendo que dentro da própria Santa Casa, não necessitando passar pela central de Regulação, o paciente é encaminhado para a quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia oncológica, todo serviço garantido pelo SUS”, explicou Lincon.

Equipamentos modernos

Sobre a infraestrutura e capacidade técnica, o Centro de Radioterapia da SCMI disponibiliza de dois aparelhos radioterápidos que emitem radiação estrategicamente calculada para combater as células cancerígenas no ser humano. Entre os equipamentos disponíveis, o mais moderno é o Acelerador Linear, com capacidade para liberação de energia em Fotons e Elétrons. A segunda máquina existente na Santa Casa de Itabuna, o aparelho de Cobalto, realiza a chamada teleterapia, ou a radioterapia sem contato. O funcionamento simultâneo dos dois equipamentos garante uma autonomia de tratamento para a unidade, além da condição de adequar o tratamento a cada perfil do paciente e do diagnóstico.

“Temos ainda em equipamentos o Simulador Bidimensional, que realiza a programação física para o tratamento; o Aparelho de Dosemetria, que mede regularmente a radiação emitida pelas máquinas; os equipamentos de Braquiterapia, que realizam a radioterapia de contato; o sistema CadPlan, que digitaliza o planejamento das radiações; além de Oficinas de moldes e blocos, utilizados para proteção de áreas não- alvo”, acrescentou Bandeira.

De forma exclusiva no interior da Bahia, somente em Itabuna realiza o tratamento braquiterápico, considerada indicação fundamental para o tratamento de câncer do colo do útero e tumores mais avançados no endométrio. “Da mesma forma estamos recebendo em breve um equipamento de tomografia, que, associado ao CadPlan, possibilitará a realização da radioterapia conformacional, a partir da qual poderemos visualizar e quantificar mais precisamente as doses e o alvo para emissão das radiações, diminuindo o efeito sobre áreas não-alvo”, prospectou o radioterapéuta José Bandeira.

Equipe e paciente

Com 38 profissionais revezando-se no Centro de Radioterapia em três turnos, são dois radio-oncologistas, dois físicos médicos, além de enfermeiros, biomédico dosimetrista, assistente social, psicólogo, técnicos em radioterapia, em enfermagem e pessoal administrativo. São profissionais habilitados especificamente em radioterapia, com destaque para o serviço humanizado, já que os pacientes realizam aplicações diárias em tratamento que varia de 25 a 39 dias.

“Nós aqui nos ajudamos e nos relacionamos como uma família, tanto entre outros pacientes, como entre os funcionários. Convivemos todos os dias e já sabemos quando um ou outro está mais triste, auxiliando na superação daquele momento”, relatou a paciente Aline Andrade. Moradora de Ilhéus, Aline tem 31 anos e um diagnóstico de câncer de mama em tratamento, tendo passado pela quimioterapia e em fase de aplicações de radioterapia. “Estou muito satisfeita com o serviço oferecido aqui e agradeço muito à Santa Casa a oportunidade de nos tratarmos e termos esperança, pois está nunca deve faltar”, acrescentou Aline.
Por: Jack Simões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é