Pular para o conteúdo principal
Coleta de lixo em áreas comerciais ganha
suporte de novos caminhões compactadores

Dois caminhões compactadores de 15 toneladas foram incorporados recentemente pela Prefeitura de Ilhéus com o objetivo de dar suporte ao trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. São 10 caminhões, ao todo, que auxiliam nos serviços de limpeza e recolhimento de lixo e entulhos, entre outras atividades. Um desses veículos já está em pleno funcionamento, ajudando uma equipe da secretaria que tem a responsabilidade de realizar diariamente a coleta de lixo no centro comercial de Ilhéus. Já na Central de Abastecimento do bairro Malhado o outro caminhão vai iniciar este mesmo serviço na próxima segunda-feira (23).

No centro, todo o material recolhido era despejado numa caçamba móvel, localizada na avenida Dois de Julho, deixando o lixo exposto. Hoje, com a chegada da caçamba, todo o material recolhido é retirado do centro em horários alternados, beneficiando principalmente as ruas do centro de Ilhéus onde os caminhões e carros que realizam a coleta do lixo não têm acesso. Com a incorporação à frota desses dois caminhões foi possível, de acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas, implantar um novo procedimento de recolhimento do lixo, “que evita que o lixo se acumule em frente aos estabelecimentos comerciais da área central da cidade, deixando ainda mais bonita e limpa”.

Limpeza de praias – Em outro ponto da cidade, na área verde da praia da avenida Soares Lopes, uma equipe da secretaria iniciou serviços de roçagem e limpeza. Com ajuda de roçadeiras costais cerca de 10 homens estão retirando todo o mato existente no local. Já o lixo começará a ser recolhido assim q todo o local passar pela roçagem.

Segundo Carlos Freitas, o objetivo da ação, além de ser uma operação de manutenção realizada periodicamente pela secretaria, visa deixar a praia pronta para o verão. “A limpeza geral das praias antes do verão, facilita sua manutenção durante a estação mais quente do ano e beneficia os banhistas que as freqüentam durante todo o ano”. Após encerrar o trabalho na avenida Soares Lopes, a equipe segue para a Litorânea Norte.

Habitações populares do Teotônio Vilela

devem ficar prontas em junho de 2011

Após um longo período de chuvas que caíram na cidade, voltaram a ser intensificadas as obras de construção das 272 habitações populares do Loteamento Bosque Verde, localizado no Teotônio Vilela, bairro da Zona Oeste de Ilhéus, que deverão ficar prontas até junho do próximo ano. Com recursos de aproximadamente R$ 18 milhões, oriundos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), e em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura, as obras também envolvem intervenções urbanísticas. Além da construção das casas, o projeto prevê saneamento básico, rede de águas, drenagem pluvial, contenção de encostas, pavimentação de ruas e criação de uma ciclovia.

O secretário municipal de Infraestrutura, Marconi Queiroz, que visitou o canteiro de obras acompanhado do vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela), lembra que os imóveis residenciais serão destinados para as famílias que atualmente residem em áreas de encostas e na Rua do Mosquito, situada em frente à Rodoviária de Ilhéus. “Na sequência, visando à recuperação ambiental do local, estaremos removendo o aterro que possibilitou as invasões e providenciando logo depois o replantio com vegetação nativa”, informa.

O vereador Bel do Vilela destacou o esforço empreendido por Newton Lima no sentido de transformar Ilhéus numa cidade moderna e desenvolvida. “A comunidade do Vilela sofre com inúmeras carências e agora conta com a parceria do prefeito, que, na medida do possível, sempre se dispôs a atender nossas reivindicações. Agora, o Vilela será um bairro em que a população terá orgulho de morar”, ressaltou Bel.

Deusdedith Lima Filho, engenheiro civil da Gmec, empresa responsável pelas obras, ressalta a importância do trabalho social que vem sendo realizado com as famílias contempladas. “Antes de efetivar a remoção dessas pessoas, fizemos um amplo trabalho de conscientização. O objetivo foi mostrar que elas sairão de áreas de risco para passarem a morar em casas dignas, com direito a luz, esgoto, pavimentação e água encanada. Na verdade, trata-se de um amplo processo de inclusão social”, comenta, acrescentando que o projeto social inclui o oferecimento de cursos pré-profissionalizantes capazes de incrementar a renda familiar.

O engenheiro da Gmec destaca ainda outros aspectos positivos das obras no Teotônio Vilela, como o impacto econômico, uma vez que toda a mão-de-obra utilizada, cerca de 120 operários, foi recrutada no próprio município. “Além disso, nunca é demais lembrar que todas as compras necessárias ao bom andamento dos trabalhos estão sendo realizadas no comércio local, gerando, todos os meses, um incremento de R$ 800 mil”, ressaltou.

Casas – As 272 habitações populares estão sendo erguidas numa área total de 93 mil metros quadrados, denominada Loteamento Bosque Verde. Com 32 metros quadrados de área construída, cada unidade terá sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Apesar disso, enfatiza o secretário Marconi Queiroz, algumas intervenções alcançarão outras áreas do bairro, “como as ruas São José, São João, Estela Mares, Caixa D’água, Viela São José e Viela São João, que já estão sendo pavimentadas”, anuncia.
Por: Walmir Rosário
Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é