Pular para o conteúdo principal
Corregedoria conclui relatório de sindicância na CCZ



A Corregedoria Municipal concluiu uma sindicância interna para apurar possíveis irregularidades na Secretaria de Saúde do Município, com o descarte inadequado de medicamentos com prazos de validade vencidos.

O relatório resultou na exoneração e indiciamento criminal de Nailton Silva Almeida, que ocupava a função de Chefe da Divisão de Controle de Zoonoses.

Embora o patrimônio público não tenha sido afetado, um agravante, segundo o corregedor Florisvaldo Monteiro, é que o ex-chefe do CCZ era o responsável direto pelo armazenamento de medicamentos com prazos de validade vencidos.

Ficou constatado ainda que Nailton Almeida determinou que toda a medicação fosse removida do depósito daquela unidade para o canil da CCZ, com objetivos e pretextos para armar uma denúncia contra a administração municipal.

No inquérito foram ouvidos diversos servidores que esclareceram sobre o funcionamento daquela unidade, além da motivação da estocagem dos produtos, origem da medicação já vencida – que veio de outros municípios para Itabuna - e de como estava sendo feito a guarda do estoque, que deve obedecer a um protocolo específico, bem como as falhas de todos os procedimentos implantados na Central de Zoonoses.

No inquérito foram levantados dados da Central de Acompanhamento Farmacêutico, Notas Fiscais e controle de estoque e doações, bem como sobre a forma de recolhimento de medicamentos vencidos e sua destinação. Ficou evidenciado que a medicação deveria estar armazenada no mesmo local em que foi depositado e ser incinerado depois das formalidades legais. O relatório confirmando que todos os produtos estavam impróprios para uso e não poderiam ser transferidos para outro local.

Como resultado da sindicância, Nailton Silva Almeida, que exercia cargo comissionado, foi exonerado da função, pois, sem autorização ou controle da Secretaria da Saúde , transportou os medicamentos vencidos, da sala que estavam armazenados para o canil. Com isso teria concorrido para o risco à saúde das pessoas que ali trabalham, caso utilizasse algum medicamento vencido.


Suco

A Corregedoria Municipal também está concluindo, segundo Florisvaldo Monteiro, o inquérito que apura o desvio de suco doado pelo Ministério da Agricultura para o Restaurante Popular.

Os servidores envolvidos foram afastados durante uma sindicância interna e ao ser constatado o desvio de algumas garrafas, também foi ouvido o receptador das mercadorias.

Além do inquérito policial já em andamento, o Ministério Público também foi notificado e após uma rigorosa apuração dos fatos, serão anunciados os nomes dos servidores demitidos e punidos pela administração municipal.

Texto: Kleber Torres Fotos: 12-08-2010


Cerest promove simpósio sobre saúde do trabalhador

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Itabuna – Cerest – promove na próxima terça-feira (17), no auditório do Palace Hotel, um simpósio de sensibilização sobre a saúde do trabalhador. O evento é destinado a sindicalistas de toda a região e serão disponibilizadas 80 vagas.

Segundo o técnico do Cerest, Wagner Lopes, o curso envolve palestras técnicas e oficinas, e tem a finalidade de construir uma cartilha voltada para a saúde do trabalhador, contribuindo para a formação de multiplicadores de informação.

A programação prevê no turno da manhã um ciclo de palestras sobre doenças ocupacionais e riscos para a saúde do trabalhador, com o fisioterapeuta David Guimarães, a terapeuta ocupacional Tâmara Cedraz e a enfermeira Lucimeire Pinarelli.

À tarde, será realizada uma oficina sobre para onde o trabalhador deve recorrer e quais os serviços oferecidos através do Sistema Único de Saúde.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail cerest.itabuna@bol.com.br ou na sede do centro na avenida Nações Unidas, 510, em Itabuna.

O que é o Cerest

É centro de referência cuja finalidade é a de ampliar a Rede Nacional de Atenção à Saúde dos Trabalhadores (Renast), integrando os serviços do Sistema Único de Saúde-SUS, voltados à Assistência e a Vigilância, de forma a congregar e unificar os esforços dos principais executores com interface na Saúde do Trabalhador.

O objetivo atuar, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças relacionados com o trabalho.


Texto: Kleber Torres Fotos: 12-10-2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é