Pular para o conteúdo principal

Ilhéus inicia nova etapa de combate a dengue


O mês de agosto marca uma nova etapa no combate a dengue em Ilhéus, com o início do quarto ciclo de trabalho contra a proliferação do mosquito Aedes aegypit, transmissor da doença. Cada ciclo dura cerca de dois meses, e nesta nova fase irá permanecer a aplicação do larvicida chamado de diflubenzuron, uma vez que o mosquito da dengue estava criando uma resistência ao produto anterior.


Outra ação que permanecerá neste novo ciclo é a utilização da maquina costal (fumacê transportada por agentes) para o bloqueio ao vetor da doença. Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas que são acompanhadas semanalmente pela vigilância epidemiológica do município. Atualmente, o combate a dengue conta com 145 agentes no trabalho em campo, que também atendem regularmente distritos como Inema, Pimenteira, Juerana e Sambaituba.


De acordo com o balanço realizado no último ciclo, os altos do Coqueiro, do Carvalho e da Boa Vontade foram os bairros que apresentaram maior índice de infestação do mosquito. Segundo a chefe interina de endemias do município, Fabiana Machado, já estão sendo preparadas ações específicas para estas localidades, a exemplo de reuniões com associação de moradores e mutirões para conter a proliferação da doença.


O balanço mostra ainda que a maior parte dos bairros da cidade não possui um índice de infestação satisfatório, e que por isso devem continuar em estado de alerta evitando água parada, mantendo as cisternas fechadas e esvaziando recipientes que acumulem água. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

Ações conjuntas com o MP garantem melhoria das escolas municipais

Cumprindo mais uma etapa das ações do programa “O MP e os Objetivos do Milênio: saúde e educação de qualidade para todos”, representantes da Comissão de Planejamento Estratégico Interinstitucional voltado para a educação, coordenada pela 8ª Promotoria do Ministério Público em Ilhéus, realizaram na manhã desta terça-feira (17) mais três visitas a escolas municipais. As vistorias, de acordo com a promotora de Justiça Karine Cherubini, são um importante instrumento de fiscalização, “que visa o acompanhamento in loco e a formação de um diagnóstico preciso sobre as principais necessidades de cada unidade escolar”.


Neste terceiro cronograma, representantes do Crea/BA, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e dos Conselhos Municipais de Gestão do Fundeb, Transporte, Educação, Merenda Escolar, além da Vigilância Sanitária e dos vereadores Carmelita Ângela e Alzimário Belmonte – integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Câmara Municipal –, visitaram o Instituto Municipal de Ensino da avenida Princesa Isabel, cuja direção já havia sido informada da visita, e as escolas Batista Memorial e Odete Salma Medauar, que foram sorteadas nesta manhã. Assim como nas duas primeiras etapas, este procedimento vem sendo realizado visando garantir a precisão do diagnóstico. “Assim facilitamos o reconhecimento das ações que precisam ser realizadas para a melhoria das condições de trabalho dos professores e do aprendizado e bem-estar dos estudantes”, afirmou o representante da Secretaria de Educação, o coordenador de administração escolar, Hélio Souza Brito, que acompanhou a visita.


Após as visitações, os membros da Comissão realizam a entrega dos relatórios de fiscalização e, em seguida, cada diretor dessas escolas participa de audiência junto à Promotoria de Justiça para debater o resultado dos relatórios sobre a situação da unidade escolar em questão e promover as melhorias necessárias, dentro de um prazo de 30 dias após a audiência. O Planejamento Estratégico Interinstitucional para Educação visa melhorias nas condições estruturais, sanitárias e de prestação do serviço educacional, bem como o controle de eventual uso indevido, desvio ou corrupção na utilização das verbas públicas. O resultado dos relatórios finais da Comissão tem guiado o cronograma do Projeto Dever de Casa.


O Dever de Casa é realizado desde o início do ano pela Secretaria de Educação com o intuito de melhorar e, em alguns casos, ampliar a estrutura das escolas municipais. O projeto já beneficiou mais cerca de 40 unidades escolares com serviços de troca da rede elétrica e hidráulica, telhado, pintura interna e externa, implantação de laboratórios multimídia e de informática, entre outros serviços de baixa e média complexidade. Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, a Escola Barão de Macaúbas, anexos dos Colégios Paulo Freire e Nelson D’ Oliveira, e nucleadas do Japú e Inema (zona rural) passam por intervenções em suas instalações.

Mais de 200 pessoas são beneficiadas com

o Dia “D” Cidadania promovido pelo Creas


Uma série de serviços, a exemplo de corte de cabelo, exame preventivo para a prevenção de câncer do cólo de útero, assessoria jurídica e tratamento odontológico, marcaram o dia “D” cidadania, promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em Ilhéus em parceria com a Secretaria de Saúde e com a ONG Human Network do Brasil. O evento foi realizado na última terça-feira (17) e teve como público-alvo os usuários dos serviços, a exemplo de crianças e adolescentes em conflito com a lei e seus familiares.

A iniciativa faz parte das ações do órgão, que tem como principal finalidade promover o combate do abuso e exploração sexual contra menores. O Creas, que é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas), também visa fortalecer os vínculos familiares, atender crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual ou negligência, jovens que cumprem medidas sócioeducativas, idosos e pessoas que têm seus direitos violados ou ameaçados. De acordo com a assistente social Maria Aparecida Sousa dos Santos, uma das coordenadoras do serviço de medidas sócioeducativas, o Dia “D” cidadania beneficiou em torno de duzentas pessoas, entre adolescentes e seus familiares.


Outros serviços como cadastro e recadastramento ao programa Bolsa Família, benefício de prestação continuada, Peti, Projovem, plantão social (para pessoas carentes que não têm condições de arcar com funeral, segunda via de documentos), assistência do Conselho Tutelar, exposição de fotos e oficinas de papel machê, também estiveram à disposição do público durante todo o dia. A equipe da Coordenação DST/Aids também participou do evento, disponibilizando teste rápido para detecção de HIV, assim como a Unidade de Atendimento Móvel Odontológico (Odontomóvel), que prestou atendimento de baixa e média complexidade.


Para o secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo, as atividades do Dia “D” devem integrar o calendário fixo de ações do Creas visando melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas pelo órgão. “Desta forma a gestão municipal estará garantindo que essa parcela da população seja reintroduzida de maneira adequada ao convívio social e também às novas possibilidades de geração de renda, por meio das oficinas e demais atividades”, frisou.


Josevandro Nascimento é nomeado
Coordenador de Cerimonial da Prefeitura


O advogado e jornalista Josevandro Nascimento foi nomeado pelo prefeito Newton Lima para o cargo de coordenador de Cerimonial da Prefeitura de Ilhéus. O cargo foi criado pela última reforma administrativa, e é vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito.


Josevandro Nascimento leciona na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Madre Thais e FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências). Com vasta militância na advocacia e no jornalismo regional, Nascimento foi vereador por duas vezes e chefe de gabinete durante o segundo mandato do ex-prefeito Antônio Olímpio, e tem vasta experiência neste tipo de atividade.


No Brasil, o cerimonial público tem por base o decreto presidencial 70. 274 e são condutas norteadas por leis municipais, estaduais e federais que resguardam características culturais. “Nossa missão será a de conduzir as ações e eventos do Gabinete do Prefeito e do Município de forma protocolar conforme regem as relações e a civilidade entre as autoridades constituídas nos diversos âmbitos”, ressalta Josevandro.

Ascom/Ilhéus
Por Walmir Rosário
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é