Pular para o conteúdo principal
Jorge Amado: Santo de Casa” em
cartaz amanhã no Teatro de Ilhéus
 Como parte da Mostra Jorge Amado de Arte e Cultura, que acontece esta semana (9 a 13) em Ilhéus, o Teatro Municipal (TMI) sediará amanhã (10), a partir das 20 horas, o espetáculo “Jorge Amado: Santo de Casa”, trabalho dirigido por Soânne Marry, mesclando diversos componentes artísticos, como dança, teatro e música ao vivo. Também integrando a Mostra, que tem o objetivo de homenagear o aniversário de nascimento do escritor baiano, já se encontram abertas duas exposições de artes plásticas. De autoria de Emerson Araújo, a primeira está instalada no auditório Fernando Leite Mendes da Fundação Cultural de Ilhéus. Já a segunda, de Guilherme Albagli, foi aberta na tarde de hoje (9) no foyer do TMI, trazendo algumas das principais obras e biografias dos pintores que ilustraram as capas dos livros de Jorge Amado (como, por exemplo, Caribé e Carlos Bastos).

Utilizando um interessante jogo de corpos, com interpretações lúdicas e gestuais abstratos, “Jorge Amado: Santo de Casa” privilegia o diálogo entre os diversos elementos do teatro, da dança e da música. A proposta é conduzir o espectador por uma narrativa concreta do cotidiano dos seres que habitam a grande linha de inspiração ‘Ilhéus-Jorge Amado-Bahia’, com ênfase para a plenitude vivida na era cacaueira. Além das coreografias de Sôanne Marry, músicas como ‘Caravana’ e ‘São Jorge dos Ilhéus’ prometem encantar a todos. Segundo a programação elaborada pela Fundação Cultural, “Jorge Amado: Santo de Casa” volta ao palco do TMI no dia 27, mais uma vez a partir das 20 horas.

Dando sequência à Mostra, nesta quarta-feira (11), a partir das 18 horas, em parceria com o Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Fundação Cultural promove um seminário sobre a obra de Jorge Amado. Com mediação de Maurício Corso e aberta aos estudantes em geral, a iniciativa contará com palestras de Ruy Póvoas, que abordará “A religiosidade africana na obra amadiana”, André Rosa, que falará sobre a “Memória e identidade na obra de Jorge Amado” e, finalmente, Maria de Lourdes Netto Simões, que trará “o turista leitor de Jorge Amado”, entre vários outros. Por fim, na sexta-feira (13), às 19 horas, na Casa de Cultura, com apresentação de um vídeo-documentário, acontecerá o lançamento do livro “Documentário e Turismo Cultural: Um Olhar sobre Jorge Amado”, da jornalista Renata Smith.


Mundialmente conhecida - Através de sua obra, Jorge Amado divulgou o município de Ilhéus no Brasil e em várias partes do mundo. O primeiro trabalho, inclusive (O País do Carnaval, de 1931), começou a ser concebido durante o tempo em que ele residiu na cidade. Na sequência, vários outros, como “São Jorge dos Ilhéus”, de 1944, e “Gabriela, Cravo e Canela”, de 1958, contribuíram decisivamente para tornar Ilhéus mundialmente conhecida. Filho de João Amado de Faria e de D. Eulália Leal, Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna, falecendo no dia 6 de agosto de 2001, na cidade de Salvador, nas vésperas de completar 89 anos.


Prefeito de Ilhéus e Bahia Mineração discutem
construção de escola

O prefeito Newton Lima discute com a Bahia Mineração projeto para construir escola na localidade de Ponta da Tulha em imóvel do município. A proposta apresentada por Sabrina de Branco, coordenadora de Comunicação e Desenvolvimento Sustentável da empresa, prevê a demolição de duas salas de aula que funcionam em local precário para construir a unidade de ensino. O espaço deve contar seis salas de aula, salas para professores, diretoria e secretaria, laboratório de informática, pequena biblioteca, área de recreação e depósito e distribuição de merenda escolar.

Nesta quinta-feira (12), a partir das 9 horas, representantes da Prefeitura de Ilhéus irão fazer uma visita à escola de Ponta da Tulha e também ao projeto Transformar, que é desenvolvido na localidade rural de Vila Olímpio, pela Bahia Mineração. A empresa garante que além de Ilhéus, o projeto Transformar é executado nos municípios de Caetité e Pindaí.

A coordenadora de Comunicação e Desenvolvimento Sustentável, Sabina de Branco, explica que um dos objetivos do projeto Transformar é formar e qualificar profissionalmente jovens e adultos através de aulas teóricas e práticas. O projeto prevê ainda o estímulo à formação de grupos produtivos de mulheres que sustentam suas famílias e homens sem ocupação formal, apontando incentivar o empreendedorismo de cada localidade.

Ascom/Ilheus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é