Pular para o conteúdo principal
Newton inaugura placa em homenagem
a Jorge Amado no Aeroporto de Ilhéus

                                
Ao lado do superintendente da Infraero na Bahia, Wellington Santos, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, descerrou na última sexta-feira (13) uma placa em homenagem a Jorge Amado, afixada na entrada do saguão do aeroporto local que também leva o nome do escritor baiano. Resultado de uma parceria da Prefeitura com a Infraero, a homenagem também contou com a presença de diversas autoridades e profissionais dos trades turístico e cultural. Entre eles, o secretário de Turismo, Paulo Moreira, o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, e o criador da placa e concepcionador plástico, Renart, além de profissionais de imprensa e atores da região que representaram os principais personagens amadianos.


Na opinião do prefeito Newton Lima, o descerramento da placa é mais uma justa homenagem a uma personalidade que, “através de sua obra, contribuiu e continua contribuindo para a divulgação e para o engrandecimento da nossa querida Ilhéus”. Já o superintendente da Infraero na Bahia, Wellington Santos, elogiou a iniciativa do governo municipal, enaltecendo a importância de uma nova deferência a Jorge Amado, “escritor que construiu uma obra que não se cansa de tornar esta cidade cada vez mais conhecida em todo o mundo”, completou.


O secretário de Turismo, Paulo Moreira, por sua vez, lembrou que todos os aeroportos que foram batizados com o nome de alguma personalidade possuem algum tipo de marco alusivo à respectiva homenagem. “Com esta placa, então, o objetivo é ratificar o nosso profundo agradecimento a uma pessoa que, através da sua obra, levou a nossa cidade para os quatro cantos da terra”, completou Moreira. Já o presidente da Fundação Cultural (Fundaci), Maurício Corso, lembrou que a inauguração da placa no Aeroporto de Ilhéus integrou a Mostra Jorge de Arte e Cultura, evento realizado no período de 9 a 13 deste mês.


Placa - A placa inaugurada em homenagem ao escritor baiano é um medalhão em bronze, que, nas palavras do concepcionador plástico Renart, “exalta a figura de Jorge Amado”. Nela, pode ser lido o seguinte: “Homenagem do povo de Ilhéus ao grande escritor grapiúna em reconhecimento ao seu trabalho de exaltação e divulgação dos valores culturais da região cacaueira da Bahia, através de sua obra. Administração: Newton Lima Silva, prefeito municipal. Ilhéus, 13 de agosto de 2010”.


Durante a inauguração da placa em homenagem ao escritor Jorge Amado, o superintendente da Infraero na Bahia, Wellington Santos, informou que o Aeroporto de Ilhéus continua recebendo um conjunto de melhorias com o objetivo de servir cada vez melhor aos usuários. “Estamos, por exemplo, concluindo o processo de climatização de todo o terminal do aeroporto, incluindo saguão, áreas de embarque e desembarque, e terraço panorâmico. O trabalho encontra-se em fase de adequação técnica visando à instalação dos aparelhos. Além disso, já estamos também iniciando o projeto de ampliação da área de desembarque, realidade que se dará até 2011 com a instalação de um módulo operacional”, comentou Santos.


Mundialmente conhecida - Através de sua obra, traduzida para 49 idiomas e dialetos, Jorge Amado divulgou o município de Ilhéus no Brasil e em várias partes do mundo. O primeiro trabalho, inclusive (O País do Carnaval, de 1931), começou a ser concebido durante o tempo em que ele residiu na cidade. Na sequência, vários outros romances, como “São Jorge dos Ilhéus”, de 1944, e “Gabriela, Cravo e Canela”, de 1958, contribuíram para tornar Ilhéus mundialmente conhecida. Filho de João Amado de Faria e de D. Eulália Leal, Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna, falecendo no dia 6 de agosto de 2001, na cidade de Salvador, nas vésperas de completar 89 anos.
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é