Pular para o conteúdo principal
Prefeitura e MP criam comissão para combater trabalho infantil

As secretarias de Assistência Social e de Educação, Fundação Marimbeta, Conselho Tutelar e o Ministério Público do Trabalho (MPT) estão unidos na luta pela erradicação do trabalho infantil em Itabuna, através do projeto MPT nas Escolas, elaborado pelo próprio Ministério Público.


O projeto foi apresentado em reunião desses segmentos envolvidos na questão. O projeto propõe diversas ações como palestras e seminários que serão desenvolvidas nas escolas da rede municipal para crianças de 7 a 14 anos.


No encontro foi criada a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, ficando como coordenadora a assistente social da Fundação Marimbeta, Bernizete Zortheia. Ela elogiou a iniciativa do Ministério Público, ressaltando a importância do projeto para um problema tão sério. “O trabalho infantil é uma realidade em vários setores e por isso mesmo deve ser combatido”.


Ela lembra que, como esta área é de responsabilidade do Ministério Público, o apoio institucional de outros organismos só vem fortalecer o projeto que beneficiará as crianças exploradas pelo trabalho infantil. O próximo passo para a execução do projeto, segundo ela, é visitar locais onde há abuso e exploração do trabalho infantil, a exemplo de feiras livres, lixões e mercado informal.


A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Larissa Santana Leal, disse que se as crianças tiverem em condições de venerabilidade social precisam ser cadastradas em programas sociais do governo federal como o Peti e o Projovem, por exemplo, para evitar que elas sejam forçadas a ir para a rua buscar algum tipo de sustento.


“O caminho para evitar o trabalho infantil é manter a criança na escola num turno e no outro exercendo atividades culturais por meio de projetos executados pela prefeitura como o próprio Peti”.


A coordenadora do Peti, Gilka Moema, disse que a parceria entre Prefeitura e Ministério Público sempre existiu “e isso faz com que as ações possam acontecer na prática para tirar as crianças do trabalho infantil”. Ela disse ainda que a comunidade também pode participar desse processo por meio de denúncias que podem ser feitas pelo telefone 3214- 6117.


Texto: Rosi Barreto – Reportagem: Hélio Fonseca - Fotos: Vinicius Borges – 23/08/10


Saúde amplia mutirão para doação de sangue

O secretário municipal de Saúde, Antônio Vieira, elogiou o Projeto Agentes na Comunidade Ajudando a Salvar Vidas realizado no sábado (21), na Unidade Básica de Saúde José Édites, bairro São Caetano. A ideia, considerada uma referência em cidadania, será ampliada e terá integral apoio da Secretaria.

O evento foi marcado por um mutirão para doação de sangue, com a triagem de 79 doadores e coleta de 61 bolsas para o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia. Outros 10 pacientes que chegaram após as 16 horas foram encaminhados para a unidade de coleta da SCM.

Segundo a coordenadora do projeto, Sônia Neres Santos, o sucesso do mutirão superou as expectativas mais otimistas, apesar das chuvas que caíram durante o dia, e um outro será realizado num prazo de 90 dias.

“O trabalho tem como objetivo aumentar os estoques do Banco de Sangue da Santa Casa, através do estímulo à participação da comunidade e dos agentes de saúde” complementou.

Ela ressalta ainda que o mutirão é resultado de uma iniciativa da equipe da unidade de saúde José Edites, com a participação dos Agentes Comunitários que atuam nos bairros São Caetano, Banco Raso e Jardim Vitória e uma parceria com o Banco de Sangue da Santa Casa, que instalou na unidade básica de saúde, toda a infraestrutura da acolhimento dos doadores, triagem, coleta sangue e faz a distribuição de lanches.

 Texto: Kleber Torres Fotos: 23-08-2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é