Pular para o conteúdo principal
Criatividade e sabores marcaram
o Festival Gastronômico da FTC

A chuva que caía insistentemente na noite da última terça-feira (31) não foi suficiente para arrefecer os ânimos e nem ofuscar a criatividade dos estudantes do curso de Nutrição da FTC Itabuna, durante a realização do 3º Festival Gastronômico, em comemoração ao Dia do Nutricionista.

Ocupando o saguão da Faculdade em stands, os estudantes trouxeram para o público, que também não se intimidou com a chuva, uma mostra da cultura e da culinária de nove estados brasileiros.

Quem foi prestigiar o Festival, pôde “viajar” pelas belezas naturais do Amazonas, sentir a animação do frevo pernambucano, o sabor do tempero das Minas Gerais e se encantar com a tradição dos pampas gaúchos, retratados nas vestimentas, na musicalidade, em réplicas de arquitetura barroca, cabanas e, principalmente, na gastronomia típica das regiões Norte, Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Na opinião do jornalista Charles Henry, que fez parte da comissão examinadora, o Festival Gastronômico da FTC foi um momento de arte, beleza, cultura e conhecimento geográfico do povo brasileiro. “Com muita criatividade e produção, as equipes demonstraram uma variedade de conhecimentos dos estados que representavam de maneira histórica e sem defeitos”, disse.

O jornalista citou a riqueza de detalhes culturais explorada em cada stand como uma marca do Festival, a exemplo do roçadinho do restaurante gaúcho, a toalha de fuxico da Paraíba, a festa da uva de Santa Catarina, além das indumentárias, a música e as coreografias.

“Foi uma aula nota dez que premiou sabores das iguarias apresentadas em noite de chuva. Enfim, foi uma festa que eu, como convidado, parabenizo a FTC e espero estar presente nas próximas edições”, finalizou Charles.

O prato campeão do Festival foi a “Caldeirada”, uma deliciosa mistura de frutos do mar típico do estado de Pernambuco, representado pelos estudantes do 1º semestre noturno de Nutrição. A equipe de Santa Catarina, do 9º semestre noturno, ficou com o 2º lugar e os alunos do 1º semestre matutino, que apresentaram a culinária do Rio Grande do Sul, ficaram com o terceiro lugar.

Além dos jurados, quem visitou os stands também degustou o melhor da cozinha de Minas Gerais, Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e do Amazonas. A programação do Dia do Nutricionista foi encerrada na quarta-feira (1º), com um ciclo de palestras.

Ascom – FTC Itabuna
Erivaldo Bomfim
02-09-2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é