Pular para o conteúdo principal

Ilhéus realiza Conferência de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes

Mais de 1.500 pessoas, entre estudantes, educadores e integrantes de entidades da sociedade civil organizada e de órgãos estaduais e federais participaram da I edição da Conferência de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Centro de Convenções de Ilhéus. A programação do evento contou com palestras, exposição e debates temáticos, e teve como foco a formulação de um documento com todas as proposições definidas ao fim do evento. O documento será apresentado como proposta oficial do evento para os governos municipal, estadual e federal.


De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), Vânia Darri, também mediadora de um dos temas discutidos durante a Conferência, a iniciativa visa melhorar a condição de atuação dos órgãos que atuam no combate à violência sexual, por meio de medidas mais eficazes, que ajudem não só a agilizar o atendimento, mas a garantir que todos os direitos das crianças e adolescentes sejam cumpridos. A exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo foi o assunto discutido pela coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo, Maria Aurélia de Sá Pinto.


Para Maria Aurélia, o turismo é uma atividade econômica sustentável, que gera emprego e renda. “E por isso, ações que promovam seu desenvolvimento devem estar ligadas à prevenção e ao combate da exploração sexual”. O evento também contou as palestras “Violência Sexual contra crianças e adolescentes: conceitos, causas e consequências”, ministrada pelo coordenador-executivo do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Waldemar Oliveira, e “Violência Sexual em Ilhéus: Ações para o enfrentamento”, proferida pela delegada Márcia Rezende, da Delegacia Especial de Atendimento á Mulher.


Entre as proposições apresentadas durante a Conferência, explicou Vânia Darri, está a criação de uma cartilha com todas as informações sobre os órgãos ligados ao Sistema de Rede e suas respectivas funções. “A cartilha contará com dados tanto das entidades que fazem parte da Assistência Social, como outros que possam dar o devido suporte”. Melhorar a condição de atendimento dos locais de acolhimento e o fortalecimento do sistema de rede através de ações integradas também são algumas das propostas que fazem parte do documento.


A I Conferência de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes foi promovida pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes e com o apoio das secretarias municipal de Assistência Sócia e Trabalho e Saúde, Núcleo da Mulher Ministério Público Estadual, Polícia Civil e Conselho Tutelar.

Por-Walmir Rosário -Ascom
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é