Pular para o conteúdo principal

Itabuna tem plano de enfrentamento à violência

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente entregou ao prefeito Capitão Azevedo, na manhã de quarta-feira (22), um plano que sugere ações eficazes para inibir a violência sexual contra jovens. O documento foi elaborado por 130 representantes de diversas instituições e órgãos públicos de Itabuna.

Também participaram do ato de entrega representantes da comissão local que atua no combate à violência sexual a crianças e adolescentes. O documento passará por análise detalhada do Executivo que, em seguida, o enviará, com ou sem alterações, à Câmara Municipal para discussão e aprovação.

Somente após esse processo o projeto poderá ser sancionado pelo prefeito e transformado em lei. A partir daí, Itabuna estará cumprindo o pacto estadual formalizado para o enfrentamento da questão. O pacto foi assinado em 2008, em Salvador.

O prefeito Azevedo reconheceu que a violência contra o menor tem aumentado consideravelmente “não apenas em Itabuna, mas em todo o País” e diz que se alegra quando a sociedade organizada se une em defesa das camadas menos protegidas.“A violência é um problema que afeta toda uma comunidade e quando há mobilização nos sentimos mais fortalecidos para defender a causa”.

O plano municipal entregue ao prefeito segue o modelo do plano nacional e tem o objetivo de traçar metas de trabalho para o combate à violência que são vitimas as crianças e adolescentes de todas as camadas sociais.

De acordo com o coordenador da comissão, Edson Braz Nascimento, o plano foi dividido em seis eixos como forma de melhor distribuir as ações a serem executadas. No eixo um, Análise da Situação - visa conhecer, diagnosticar, monitorar e avaliar o fenômeno, visando à divulgação dos dados à sociedade. O dois - Mobilização e Articulação – é o processo que estimula ações de indivíduos usando técnicas de convencimento, com o fim de formar ou informar, pela transmissão de conhecimentos específicos, visando sensibilizar e conscientizar a sociedade.

O terceiro eixo define a Defesa e Responsabilidade - e diz respeito a todos os instrumentos disponíveis aos atores que integram o sistema de garantia de direitos para se contrapor às ameaças e violações aos direitos das crianças e adolescentes. O Atendimento - integra o eixo quatro e visa cuidados e intervenções especializadas, realizadas por profissionais capacitados e em rede de proteção, às crianças e adolescentes em situação de risco e às suas famílias.

O eixo cinco - Prevenção – cria ações que evitem ou diminuam os riscos de violência praticada contra a criança e o adolescente, possibilitando orientação para o fortalecimento de autodefesa e, por fim, o último eixo, - Protagonismo Juvenil – estipula as ações que estimulem e viabilizem a participação ativa de crianças e adolescentes pela defesa dos seus direitos e no enfrentamento da violência.



Dia da Árvore é comemorado em
Itabuna com plantio de mudas


Alunos de três escolas particulares de Itabuna participaram, na manhã desta terça-feira (21), das comemorações do Dia da Árvore, com uma atividade bem prazerosa: o plantio de mudas de pau brasil, às margens do rio Cachoeira, e numa área que divide as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, no bairro Góes Calmon.

A programação foi elaborada pelo Centro das Águas, que funciona no espaço Cultural Josué Brandão, no bairro da Conceição e incluiu ainda a apresentação de um vídeo sobre a Bacia do Rio Cachoeira e atividades sócio educativas em algumas unidades de ensino.

A coordenadora de Educação Ambiental, Luciene Nascimento, disse que as atividades realizadas em Itabuna serviram para estimular as escolas a trabalhar com os alunos a sensibilização para com as questões ambientais e dos recursos hídricos, ao tempo em que marcam as comemorações da semana da árvore e a chegada da primavera.

Por -  Rosi Barreto Fotos: Waldyr Gomes – 22

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é