Pular para o conteúdo principal

Mais de 10 mil atendimentos no Dia da Responsabilidade Social

Solidariedade e prazer em servir. Estas foram as marcas do Dia da Responsabilidade Social, promovido no último sábado (25) pela Rede de Ensino FTC, em Itabuna, e que puderam ser medidos em cada gesto dos mais de 800 voluntários, que desde as 6h30min já chegavam ao local para organizar stands e deixar tudo em ordem para acolher as pessoas em busca dos serviços. Os números parciais contabilizados até quarta-feira (29), já indicavam mais de 10 mil atendimentos.

A atuação dos voluntários começou cedo, por volta das 8horas de uma manhã chuvosa. Mas, nem mesmo o tempo fechado impediu que a população dos quatros cantos da cidade viesse à Praça José Bastos e ao campus da Faculdade em busca dos serviços e atendimentos oferecidos. Logo nas primeiras horas, já era perceptível que mais uma vez o Dia da Responsabilidade Social seria marcado pelo sucesso, diante do número de pessoas que formavam filas em busca de atendimento nas áreas de saúde, educação, inclusão digital, assistência social, jurídica e serviços de estética.

A solenidade de abertura reuniu diversas autoridades, diretores de instituições parceiras, soldados do Tiro de Guerra 0607 e milhares de itabunenses que acompanharam atentamente a execução do Hino Nacional e Hasteamento de Bandeiras. Durante o ato, o diretor geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, destacou o empenho dos parceiros, estudantes, professores e colaboradores da Faculdade em promover mais cidadania e dignidade para a população.

“Realizar o Dia da Responsabilidade Social só é possível graças ao apoio de todos vocês que conseguem ser sensíveis às necessidades do outro e compreendem que é possível transformarmos a realidade onde vivemos”, disse Lôbo.

Unir forças


O bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, enfatizou a importância do Dia do Ensino Responsável como uma oportunidade de unir forças expressivas dos diversos segmentos para partilhar um pouco do tudo que todos fazem com aqueles que nem sempre têm o mínimo necessário para cuidar da saúde e do bem-estar.

“Parabenizo e agradeço a FTC por abraçar uma iniciativa tão relevante para a promoção da dignidade dos mais carentes de nossa comunidade”, afirmou o bispo. Dom Ceslau elogiou ainda a participação e interação dos estudantes que, segundo ele, é uma demonstração do compromisso social impregnado no processo de ensino oferecido pela Faculdade.

O secretário de Assistência Social, José Antonio Formigli Rebouças, que também representou o prefeito de Itabuna na solenidade, ressaltou o Dia da Responsabilidade Social como um momento singular nas ações sociais implementadas no município. “Neste sentido, a FTC cumpre o seu papel como instituição comprometida com a cidade,”, disse Rebouças.

Representando as entidades parceiras, o presidente do Lions Clube Itabuna Sul e Clube e do Clube de Dirigentes Lojistas, Jorge Braga, falou da satisfação dos clubes de serviços de participarem do Dia da Responsabilidade Social por se tratar de uma iniciativa cujo objetivo primordial é servir ao outro, principalmente a população mais carente. A solenidade contou com a presença do pároco da Catedral de São José, Moizes de Souza.

Depoimentos da comunidade

Gênula Oliveira, comerciante. “Não tenho dúvida de que este é um dos mais importantes eventos realizados em Itabuna. São muitos os serviços oferecidos a comunidade e tudo isso de graça. Tem coisa melhor? Pois eu acho que uma coisa boa como essa deveria ser realizado pelo menos duas vezes no ano. A FTC está de parabéns”.


Ana Cláudia Matias – dona de casa do bairro Mangabinha. “Aqui encontramos todos os serviços de que precisamos, sem necessidade de marcar hora, enfrentar filas ou esperas. E são serviços importantes que a gente não encontra fácil quando precisa. Até a parte de embelezamento que é um artigo der luxo como manicure e cabeleireiro, a gente tem à disposição e de graças, que nos ajudam a levar a alta estima”.


Maria das Neves Carvalho – funcionária pública, moradora do centro. “Tem muita gente que não tem oportunidade de ir num salão se arrumar, ou nem sempre tem tempo de ir a uma consulta ou fazer exame. Aqui nesse espaço é possível encontrar tudo isso de graça, com gente de boa vontade para servir e ainda a gente sai bem informada. A FTC dá uma belo exemplo de cidadania e de respeito ao próximo”.


Jesumires Aires de Carvalho, 80 anos, moradora do centro . “Eu fiz questão de visitar todos os lugares para saber os serviços disponíveis. Aproveitei para ficar mais bonita. Por isso fiz as unhas e as sobrancelhas, medir minha pressão e a taxa de glicose e ainda fui encaminhada para uma nutricionista. Espero que tenha mais outras vezes porque foi muito bom”.


Luzia Cardoso Evangelista, zeladora, residente no bairro Pedro Jerônimo. “Todos esses serviços são muito bom e muito importante para a comunidade. Nós nunca temos condições de pagar para fazer unhas ou cabelos em salões e aqui é tudo bem feito e de graça. Eu até conseguir dar entrada no meu divórcio. Melhor do que isso só se acontecesse pelo menos três vezes por ano”.


Eliana Queiroz, dona de casa, moradora da Rua de Palha. “É difícil dizer qual o serviço mais importante. Todos eles são indispensáveis principalmente para nós que nem sempre temos condições de arcar com despesas seja com médico, com salão de beleza. Aqui é tudo de graça e a gente ainda se diverte, encontra os amigos. Não vejo nada melhor e mais humano. Por isso que admiro muito a FTC.


Ascom – FTC ItabunaPor - Erivaldo Bomfim
29-09-2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é