Pular para o conteúdo principal

Técnicos da Conder tomam medidas sobre lixão de Ilhéus

Com a presença do superintendente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Luciano Gomes Sandes, secretários municipais e técnicos do órgão, algumas medidas emergenciais foram adotadas no sentido de disciplinar o controle de entrada de caminhões-coletores e caçambas no lixão de Itariri. Ficou decidido que é permitida a entrada de carros de Ilhéus e Uruçuca, somente com a anotação da placa dos veículos. O objetivo é bloquear o acesso de veículos de outras localidades que depositam lixo no local, com custo operacional para a Prefeitura de Ilhéus, assim como toda a ação de caráter ambiental.

Durante o encontro que aconteceu no salão de reuniões do Palácio Paranaguá, sede oficial do governo municipal, foi discutida a possibilidade de proceder notificações, sendo essa tarefa a ser adotada por algum órgão ambiental. Assim, a Secretaria de Desenvolvimento de Ilhéus decidiu colocar pessoal para gerenciar a portaria do aterro, com anotações de entrada e saída de veículos, em regime de plantão de 24 horas por dia; fechar uma das suas entradas, deixando somente o acesso principal, além de contratar um supervisor para o espaço.

Também, o superintendente da Conder se comprometeu enviar em data a ser definida a Ilhéus sua equipe técnica em meio ambiente para capacitar os gestores do aterro sanitário, após a conclusão das obras. Na oportunidade, Luciano Gomes Sandes assumiu o compromisso de viabilizar o conserto da balança que fazia a pesagem diária de caminhões-coletores e caçambas que transportam lixo. O custo está orçado em R$ 30 mil.

O aterro sanitário – Localizado na rodovia BA-262 e distante cerca de 22 quilômetros de Ilhéus ao município de Uruçuca, o equipamento era formado por células sobrepostas, unidades para resíduos domiciliares, do comércio e hospitalares, entulhos, podas e estocagem de material e para tratamento de líquidos.

Construído pelo governo da Bahia, na gestão passada, o aterro sanitário tem em média 425 mil metros quadrados de área e vida útil prevista para 15 anos. Funcionava em regime de compartilhamento recebendo lixo produzido nos municípios de Ilhéus e de Uruçuca. O complexo contava com destinação final de resíduos sólidos composto por portaria, balança para pesagem de caminhões-coletores e caçambas, administração, galpão, estacionamento e caixa de água, mas foi transformado em lixão.


Além de Luciano Gomes Sandes (superintendente) e técnicos da Conder, a reunião contou com a presença dos secretários Marconi Queiroz (Infraestrutura), Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano), Augusto Macedo (Assistência Social e Trabalho) e José Alencar (Meio Ambiente), e Maria Marta Carvalho (coordenadora de Ação Social), dentre outros participantes.
Ascom/Ilheus
Por - Walmir Rosário
www.ilheus.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é