Pular para o conteúdo principal

Acompanhamento social garante avanço no programa habitacional no Vilela

Mais de 100 famílias que residem no bairro Teotônio Vilela estão cada vez mais próximas de realizar o sonho da casa própria. Além do Programa de Prevenção e Intervenção de Favelas, que visa a construção de 272 unidades habitacionais e melhorias no bairro como drenagem, contenção de encostas e pavimentação de ruas, sedia outra iniciativa: o Programa Habitar Brasil (HBB), que visa a construção de 126 casas, entre outros serviços. Em um dos locais beneficiados, a viela São João, já foi feita a contenção em toda a extensão da rua, além da pavimentação e meio-fio.

Antes do início das obras, assistentes sociais iniciaram visitas ao local conhecido como alto do Vilela. O objetivo é cadastrar as famílias a serem beneficiadas com a casa. Outra função foi recrutar pessoal para atuar nas obras. Atualmente, cerca de 70 operários, todos do próprio bairro, trabalham no local. Além serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, sistema viário/pavimentação, salão polivalente, ampliação da creche, iluminação pública e ligações domiciliares, recuperação de áreas degradadas, coleta de resíduos sólidos, módulo hidráulico, praça e área de lazer, contenções em alvenaria, estação elevatória de esgoto e terraplenagem estão incluídos neste pacote de intervenções.

O trabalho social referente ao programa, de acordo com a assistente social da Secretaria de Planejamento, Fernanda Aguiar, foi iniciado há alguns anos. Mas com a retomada do projeto, este ano, a prefeitura reiniciou o recadastro das famílias visando orientar na seleção e no acompanhamento das que serão contempladas com as unidades habitacionais que já estão sendo construídas.

Fernando Aguiar disse que “outra parte do trabalho social diz respeito ao aproveitamento da mão-de-obra local e já vem melhorando a condição dos trabalhadores selecionados, e consequentemente, de suas famílias”. Ela afirma que por se tratar de um bairro que recebe intervenções habitacionais, o trabalho feito pelas assistentes sociais está voltado ao recadastro das famílias que residem no km 0 da rodovia Ilhéus/Itabuna, na rua próxima ao Centro de Controle de Zoonoses.

Programa Habitar Brasil – A iniciativa objetiva a implantar de forma coordenada, de projetos integrados de urbanização de assentamentos subnormais, que compreendam a regularização fundiária e a implantação de infra-estrutura urbana e de recuperação ambiental nessas áreas, assegurando a efetiva mobilização e participação da comunidade na concepção e implantação dos projetos. Em Ilhéus, o programa está orçado em 5,7 milhões.
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é