Pular para o conteúdo principal

Horário de verão com exceção da Bahia começa neste domingo

Horário de verão vai reduzir consumo em até 6%, segundo previsão

Por - Maíra Sanches- Do Diário do Grande ABC

O horário de verão começa à meia-noite de domingo, o que significa que os brasileiros dos Estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste, além do Distrito Federal, terão de adiantar os relógios em uma hora, e dormir e acordar mais cedo. A medida dura até 20 de fevereiro.



Nos 24 municípios da área de concessão da AES Eletropaulo, o horário de verão trará redução de demanda de até 6% (430 megawatts). Isso equivale ao funcionamento de cinco subestações da empresa no horário.


De acordo com os cálculos do Ministério de Minas e Energia, a região Sudeste terá redução de energia de 5% no horário de pico, entre 19h e 21h, durante os cinco meses da alteração. A medida permite o aproveitamento da luz natural, diminuindo a sobrecarga dos sistemas de transmissão e distribuição em época de maior consumo, reduzindo o risco de colapso no fornecimento.


Desde 2008, a mudança no horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. O assunto é polêmico. Alguns comemoram a data, outros entram em conflito com o relógio biológico até regular o sono no ritmo do novo horário. Afinal, com a mudança, os dias ficam mais longos e o cansaço durante o dia é acumulado.


Mas, na visão da neurologista e coordenadora do Laboratório do Sono da Faculdade de Medicina do ABC, Rosa Hasan, quem sofre mais com a alteração são as pessoas que não possuem hábitos saudáveis de vida. "Os únicos que podem sentir a sonolência é quem já tem problema de sono. Quem tem o sono normal e vida saudável não enfrenta dificuldades. Às vezes, as pessoas demoram a dormir. Não é porque escurece mais tarde que você vai dormir mais tarde", explica.

Segundo a especialista, os idosos fazem parte do grupo de pessoas que têm maior dificuldade para dormir, justamente por serem mais velhos. Sintomas como dor de cabeça, falta de apetite e mau humor são constantes em quem já tem problemas para dormir. Por isso, além de tentar regrar o sono, deve-se evitar alimentos pesados à noite, a ingestão de bebidas alcoólicas e cafeína.

A neurologista alerta para não afrouxar a rotina em virtude da alteração. "Como a mudança ocorre no fim de semana, não há motivo para as pessoas não dormirem direito. Quando viajamos para o exterior e enfrentamos fuso horário de uma hora, praticamente não sentimos a diferença. A maioria das pessoas reage normalmente."

Órgãos divulgam mudança de horários

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que as companhias aéreas vão seguir o horário de verão desde a hora da virada, mas recomenda aos passageiros que procurem as empresas em caso de dúvida em seus voos.


Já para os usuários do transporte coletivo de São Paulo, a SPTrans informou que todas as linhas de ônibus da Capital farão o mesmo número de viagens. As 60 linhas que rodam 24 horas não têm mudanças. Já ônibus que param de madrugada terão horário normal mantido até 1h30 (2h30 no horário de verão), e voltarão a rodar às 3h30 do horário de verão.


O funcionamento dos bancos apenas sofrerá alteração de horários nos Estados que não têm horário de verão. Eles abrirão uma hora mais cedo a partir de segunda-feira, segundo informou ontem a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Ainda de acordo com o órgão, a medida objetiva assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação.


O principal propósito do horário de verão é aliviar a carga entre 19h e 21h, período em que a maioria das pessoas chega em casa, toma banho e a iluminação pública é acionada. Como os relógios são adiantados em uma hora, esse pico do consumo é diluído, pois a luz natural do dia é aproveitada por mais tempo.


Na região do Grande ABC, as prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema informaram que os horários de abertura e fechamento de parques da cidade não sofrerão alterações devido ao início do horário de verão.

(Agências)

Em Itabuna

O horário de verão atinge os programas televisivos, agências bancárias e alguns horários da aviação. A população deve se inteirar e ficar atenta!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é