Pular para o conteúdo principal

Prossegue em Ilhéus trabalho para avaliar a qualidade da água das praias

Em parceria com a Embasa, a Prefeitura de Ilhéus promoveu mais uma rodada de coleta de material visando identificar os níveis da qualidade da água das praias do município. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, disse que a coleta é feita desde Olivença até as praias localizadas na zona norte. Com a participação de representante do governo, a ação é executada por duas técnicas da Embasa que, após a coleta encaminham o material para o laboratório da empresa.


Júlio Gomes, um dos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, explica que a ação visa combater a poluição das águas por lançamento irregular de esgotos na rede pluvial. “Em inúmeros casos as pessoas constroem e ao invés de ligar seus esgotos na rede da Embasa realizam o entroncamento na rede de águas pluviais, contribuindo, dessa forma, para um imenso problema ambiental”. Segundo Júlio, a tiragem das amostras deve prosseguir até o fim do ano, quando os resultados serão divulgados, “sendo possível, a partir daí, traçarmos um perfil das águas das praias de Ilhéus”.


O compromisso foi assumido pelo prefeito Newton Lima, durante reunião realizada em maio passado com representantes do Ministério Público, Procuradoria Ambiental de Ilhéus, Embasa, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e polícias Militar e Ambiental, dentre diversos outros órgãos. Ainda de acordo com Júlio Gomes, o trabalho leva em consideração desde o controle da emissão de esgotos residenciais, passando pelo tratamento e disposição final dos resíduos, até a verificação da qualidade das águas marinhas.

Diversas obras realizadas em Ilhéus vão melhorar a qualidade de vida da população

Em parceria com os governos federal e estadual, um conjunto de obras de infraestrutura se encontra em execução no município de Ilhéus. Na sua maioria, são intervenções voltadas para aumentar o número de habitações populares, aperfeiçoar a estrutura física da rede municipal de ensino e melhorar a vida das pessoas que residem nos morros. Os recursos, que também estão sendo utilizados para melhorar o aspecto visual de Ilhéus chegam aos 100 milhões de reais.


Entre as obras emergenciais destacam-se a pavimentação e a recomposição da drenagem pluvial da avenida Itabuna, a limpeza e a desobstrução do canal do bairro Teotônio Vilela e as obras de infraestrutura em vários altos, envolvendo pavimentação, contenção de encostas e construção de rampas e escadarias. Na seara educacional, além da restauração de diversas unidades escolares, várias escolas estão sendo beneficiadas por serviços de manutenção corretiva e preventiva, como o IME, Pequeno Príncipe, Themístocles Andrade, Paulo Freire e Perpétua Marques.


Já no que concerne à construção de moradias populares três projetos estão em andamento. No projeto “Minha casa, minha vida”, com conclusão prevista para o próximo ano, 1.276 habitações deverão ser erguidas, beneficiando mais de 5 mil ilheenses. As obras, que se encontram em ritmo acelerado no quilômetro 5 da rodovia Jorge Amado, nas proximidades do bairro Banco da Vitória, vão gerar três condomínios: o Morada das Brisas, com 496 unidades, o Morada das Águas, com 488 e o Moradas do Porto, com 292.


Ainda na área das moradias populares, o município também está sendo beneficiado com a construção de 272 casas no bairro Teotônio Vilela, visando beneficiar famílias que vivem em áreas de risco e de preservação permanente. O projeto, que já possui 45% da obra concluída, promove intervenções estruturais, como água, esgoto, contenção de encostas, edificação de ciclovia e pavimentação de ruas. Outro trabalho em andamento é o Habitar Brasil, que agiliza a construção de mais de 126 casas, acompanhada de pavimentação, instalação de energia elétrica, equipamentos de lazer e recuperação de áreas degradadas.


Outras intervenções – Um serviço de drenagem pluvial e restauração de pavimentação se encontra em curso na avenida Soares Lopes, ruas Osvaldo Cruz e Vereador Marcus Paiva. No alto Boa Vista (Pacheco), a prefeitura executa drenagem pluvial, contenção de encostas e pavimentação em paralelos. Já na zona sul, com recursos federais, o projeto Orla Sul promove a drenagem, urbanização e revitalização do trecho entre o quilômetro zero da rodovia Ilhéus/Canavieiras até o loteamento da Ceplus. Tudo isso sem falar na recuperação e construção de praças, como a praça Ruy Barbosa e a recomposição da pavimentação asfáltica de diversas ruas de Ilhéus.
http://www.ilheus.ba.gov.br/
Por: Walmir Rosário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é