Pular para o conteúdo principal

Resgate de mineiros no Chile deve começar após as 18 horas, diz ministro

O presidente Sebastián Piñera chegará ao local entre 17h e 18h; especialistas acreditam que operação não precisará ser interrompida

12 de outubro de 2010 | 12h 57- Estadão

COPIAPÓ/SANTIAGO DO CHILE - O resgate dos 33 mineiros chilenos presos a 700 metros de profundidade em Copiapó, ao norte do país, começará após as 18 horas local (mesmo horário de Brasília) desta terça-feira, 12, afirmou o ministro de Mineração, Laurence Golborne.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, chegará à mina entre 17h e 18h, segundo fontes do Palácio de la Moneda.
Natacha Pisarenko/AP
Imprensa e familiares aguardam resgate em acampamento montado no local
 
Veja também:
Segundo Golborne, o resgate começará "nas últimas horas do dia" e durará cerca de 48 horas, aproximadamente. René Aguilar, um dos responsáveis pelo resgate, disse que a operação para cada minerador demorará 55 minutos: 20 para a cápsula percorrer os 700 metros até os trabalhadores soterrados, outros 20 minutos para a etapa de preparação de cada funcionário a ser resgatado, e mais 15 para o processo de subida.
Os especialistas envolvidos no projeto acreditam que o resgate acontecerá sem a necessidade de interrupções.

Saída. Quanto à ordem de saída, sabe-se apenas que o chefe de turno Luis Urzúa, de 54 anos, será o último a sair, precedido pelo eletricista Pedro Cortés e de Ariel Ticona, que se encarregou das comunicações do grupo com a superfície.

Os três, junto com outros 14 trabalhadores, fazem parte do grupo dos "fortes". Os cinco primeiros a descer fazem parte do grupo dos mais "hábeis", liderado por Florencio Ávalos, de 31 anos. O boliviano Carlos Mamani, de 23, único estrangeiro do grupo, sairia em terceiro lugar, e seu resgate deverá ser acompanhado pelo presidente de seu país, Evo Morales, que confirmou presença na mina San José.

O segundo contingente de saída, que inclui os mineradores mais fracos ou com problemas de saúde, é formado por 11 trabalhadores, entre os quais Mario Gómez, o mais velho (63 anos), que sofre de hipertensão, e José Ojeda, que tem diabetes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é