Pular para o conteúdo principal

Ilhéus se prepara para o verão

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se reuniu nesta segunda-feira (8) com seu secretariado para ultimar os detalhes e providências que estão sendo tomadas para deixar a cidade organizada para o período de verão. Além das obras em andamento, outras – de pequena monta – deverão ser iniciadas em locais estratégicos, a exemplo do centro da cidade e em locais onde a movimentação é mais intensa.

A decoração natalina do centro da cidade foi um dos temas abordados e o prefeito apresentou o projeto concebido pelo artista plástico Ulisses Moreira, que contempla os festejos natalinos. De acordo com o projeto, serão implantadas duas grandes árvores de Natal em locais a serem definido, que comporão o ambiente com ornamentação feérica com motivos próprios das festas de final de ano.

Newton Lima também garantiu que a iluminação pública do centro da cidade recebe lâmpadas de vapor metálico, substituindo as atuais. Ainda esta semana, de acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, a equipe de iluminação inicia os trabalhos no centro da cidade. Freitas também garantiu ao prefeito que todos os bairros de Ilhéus estão recebendo a novas lâmpadas de vapor metálico, que iluminam mais e consomem menos energia.

Tráfego – O prefeito recomendou ao secretário da Segurança, Transportes e Trânsito, Marcelo Barreto, que promova estudo imediato sobre o trânsito e tráfego no centro e na zona sul da cidade, com a finalidade e eliminar os engarrafamentos que ocorre atualmente. O prefeito disse que é necessária a implantação da sinalização integrada, com todas as sinaleiras sincronizadas.

Segundo o secretário, em Ilhéus, a frota de veículos cresceu cerca de 30 % em um ano, e as vias urbanas são as mesmas, o que tem contribuído para criar alguns “gargalos”. Barreto explica que serão feitas algumas intervenções no trânsito, notadamente na praça Cairu, que recebe grande volume de tráfego. Os estacionamentos públicos também passarão por reordenamento, no sentido de facilitar a permanência das pessoas que pretendam vir às compras no centro da cidade.

Comércio informal – A organização das áreas públicas – passeios de ruas e praças – é outra ação que será deflagrada pelas secretarias de Planejamento, Indústria e Comércio; Desenvolvimento Urbano; e Segurança, Transportes e Trânsito, em todo o centro de Ilhéus. A prefeitura vai fiscalizar essas atividades com equipe integrada, no sentido de adequar os espaços públicos aos que querem trabalhar.

Na avenida Soares Lopes, por exemplo, deve ser construída uma “arena” para abrigar os microempreendedores individuais que trabalham como ambulantes. O prefeito adiantou que irá promover recuperação dessa avenida, recolocando as pedras portuguesas em toda a calçada e a equipe de parques e jardins fará a manutenção da área verde, recompondo o paisagismo.

Festival Ilhéus de Triathlon será realizado neste sábado

Neste sábado (13), a partir das 13 horas, a cidade volta a ser palco de importante prova esportiva com a realização do Festival Ilhéus de Triathlon, válido como a quarta etapa do campeonato baiano. Realizado pela Federação Baiana de Triathlon, em parceria com a secretaria municipal de Turismo e Superintendência Esportiva de Ilhéus, o evento conta com o apoio da TV Santa Cruz e do Programa FazAtleta. Para que o Festival tenha êxito total, o prefeito Newton Lima anunciou que todas as secretarias estão engajadas na sua preparação. Os trabalhos envolvem a montagem da infraestrutura, a marcação dos percursos e a entrega de prêmios.


O secretário de Turismo, Paulo Moreira, disse que estão sendo esperados atletas de várias partes do Brasil, bem como de outros países, como México, Estados Unidos, Austrália, Suíça e Canadá. Ainda segundo informações do secretário, serão 750 metros de natação na Baía do Pontal, 20 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida. “As duas últimas etapas da prova, ciclismo e corrida, utilizarão o percurso: Soares Lopes, no sentido porto, com retorno pela própria avenida. Logo depois, os triatletas entrarão na rua Coronel Paiva, pegando a Eustáquio Bastos e contornando na esquina do Sindicato Rural em direção mais uma vez à praia do Cristo”.


Depois de alguns anos sem receber qualquer etapa da modalidade, a cidade de Ilhéus volta a sediar uma importante prova de Triathlon. Paulo Moreira comenta que “retornar ao palco das grandes competições esportivas é sem dúvida alguma uma conquista importante para o município, que como um dos maiores pólos turísticos da Bahia, continua trabalhando para ampliar e consolidar seus produtos”. Entre os parceiros da primeira edição do Festival Ilhéus de Triathlon, estão a Bahiatursa, Caixa Econômica, Makro Atacadista, Empresa Águia Branca, Petrobras e Sorvete Kibon.


Entre os principais objetivos do festival os organizadores destacam o fomento a prática esportiva no município, a divulgação local da modalidade na cidade, na Bahia e em todo o país, o incremento do número de adeptos, a ampliação e a diversificação em Ilhéus dos campeonatos de natureza esportiva. E mais: a realização de evento que associado a grandes empresas, passe a ser referência baiana, a associação do evento às belezas naturais da cidade e o reforço da imagem das empresas parceiras com ações ligadas ao esporte, saúde, bem-estar e atitudes positivas.


Início no Brasil - A primeira prova de triathlon no Brasil ocorreu em 1983, no Rio de Janeiro. Desde então este esporte vem sendo dinamizado e difundido em praticamente todo o país. Atualmente, existem 19 federações filiadas que estão localizadas nas seguintes cidades: João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Natal (RN), Cuiabá (MS), São Luis (MA), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Palmas (TO), Belém (PA), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Se encontra em processo de fundação as federações dos estados do Amazonas e do Pernambuco.

Ascom/Ilhéus
Por: Walmir Rosário
www.ilheus.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é