Pular para o conteúdo principal

Maconha prejudica a memória

O uso diário e crônico de maconha prejudica a memória e a capacidade de se organizar e planejar ações do cotidiano ao longo da vida. Quanto maior o consumo da droga por pessoas cada vez mais jovens, mais cedo os danos neurológicos tendem a surgir.


Esse é o resultado da tese de doutorado realizado pela pesquisadora Maria Alice Fontes, do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com 173 dependentes da droga.

O comportamento deles foi comparado ao de 55 pessoas não usuárias, com a mesma faixa etária e o mesmo nível de escolaridade. O grupo foi submetido a avaliações cognitivas que testaram, entre outros itens, a capacidade de memorizar informações, manter a atenção, de organizar e planejar atividades do cotidiano e de controlar seus impulsos.

Entre os que habitualmente fumaram de um cigarro e meio de maconha a dois todos os dias, por ao menos uma década, apresentaram déficits de cognição. Já no grupo de dependentes que começou consumir a droga antes dos 15 anos, foi constatado déficit de atenção, da função executiva (organizacional) e controle da impulsividade.

“Isso ocorre porque o cérebro se desenvolve até os 20 anos de idade. Assim, a droga interfere mais no desenvolvimento dos jovens do aqueles que iniciaram sua experiência mais velhos”, explica Maria Alice.

Usuário recreativo

Nem todos concordam com a tese. “Estamos falando de dependentes químicos graves. Não tem a ver com maconha, mas com dependência”, diz o psiquiatra e professor livre-docente Dartiu Xavier da Silveira, também da Unifesp. De acordo com ele, a literatura médica mundial comprova que 95% dos usuários de maconha são recreativos.

“A pesquisa não está errada, mas acho que se toma a parte pelo todo”, justifica. "Se eu analisar apenas pessoas que tomam cinco doses de bebida alcoólica todos os dias, há dez anos, eu posso dizer que o álcool faz mal à saúde?”.

Apesar das divergências, Silveira concorda que o uso de psicotrópicos por jovens com menos de 20 anos causam danos neurológicos. “Nos adultos, são transitórios e reversíveis”, afirma. As informações são do Jornal da Tarde.

AE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é