Pular para o conteúdo principal

Prefeito em exercício e secretário discutem estratégias contra a dengue

Ao se reunir com os secretários Jorge Arouca (Saúde) e Marcone Queiroz (Infraestrutura), o prefeito de Ilhéus em exercício, Mário Alexandre, afirmou que o governo está empenhado no trabalho de prevenção contra a dengue no município. Ele disse que dentre as principais ações está agora a limpeza do canal que corta o bairro do Malhado e a preparação do seminário de mobilização social para o controle da dengue no auditório da antiga Fundação Sesp, com agentes de endemias. O trabalho visa envolver a população nas ações contra a dengue e formar articuladores em diversas comunidades.


Na oportunidade, Jorge Arouca voltou a lembrar que alguns bairros e altos de Ilhéus foram selecionados como intersetoriais para o trabalho de mobilização social. Essa ação terá também a participação da Secretaria de Educação e o envolvimento da comunidade. A estratégia inicial será nos altos da Esperança, do Coqueiro, do Carvalho, do Basílio, da Boa Vontade e Soledade, os bairros Teotônio Vilela, Novo Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória, além da avenida Princesa Isabel e o Fundão.


No decorrer do encontro, o secretário assegurou que uma equipe da Vigilância Epidemiológica da secretaria estadual de Saúde chega a Ilhéus para capacitar 50 novos agentes de endemias. O grupo foi provado em seleção, que após o treinamento estará apto na prevenção e combate à dengue. Segundo Arouca, a vinda dos técnicos foi o resultado de conversas anteriores com o secretário Jorge Solla. Disse que em paralelo a essas ações no âmbito de prevenção, em área anexa ao Hospital Geral Luís Viana Filho será montado um posto para atendimento a casos emergenciais que envolvam somente a dengue.


O secretário explicou que o seminário com agentes de endemias faz parte da primeira etapa do projeto de mobilização social contra a dengue. O encontro acontece nos dias 29 e 30 deste mês. No dia 29 será realizada visita aos bairros e altos participantes, com vistas a promover o levantamento da situação nas localidades e iniciar o primeiro contato com as lideranças comunitárias.


Com a Embasa – O diagnóstico prevê que no dia 30 deste mês está previsto o seminário com os agentes de endemias. No mesmo dia, à tarde, serão convidados representantes de órgãos governamentais, empresas, associações, sindicatos e sociedade, para compor uma rede de parceiros que ofereça apoio às ações. Essas reuniões serão realizadas no auditório da Justiça Federal, no centro.


Jorge Arouca ressaltou que terá nos próximos dias uma reunião com a gerência local da Embasa e com integrantes do Conselho Municipal de Saúde. A pauta do encontro é sobre a constante falta de água potável nos tanques de residências situadas em altos. O secretário observou que “já foi comprovado que diante a não periodicidade no fornecimento, a maioria das famílias é obrigada a armazenar água em local não adequado. E no verão tende a aumentar. Por isso, vamos propor estudos sobre essa questão com gestores da Embasa”.
Por: Walmir Rosário
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é