Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Saúde de Itabuna promove campanha para detectar hanseníase

A Secretaria de Saúde deu início esta semana, à campanha da mancha para detecção de novos casos de hanseníase em Itabuna. De acordo com a enfermeira e coordenadora do módulo IV do Departamento de Atenção Básica, Maiana Costa do Carmo Lins, o município apresenta situação preocupante no controle da doença, com detecção anual de 3,5 casos por 10 mil habitantes. O número, segundo a enfermeira, é considerado alto pelo Ministério da Saúde.

Por isso a Prefeitura de Itabuna vem tentando mobilizar os moradores a realizarem o exame clínico da mancha como é conhecida a doença. O processo é simples, rápido e gratuito e está sendo feito nas unidades de saúde até sexta-feira, 12.

A intensificação da campanha começou na última segunda-feira (8) na Unidade de Saúde José Edites, no São Caetano, onde foram detectados dois novos casos. Um caso suspeito foi registrado na US Antonio Menezes no CSU (Jardim Primavera). O exame continua nesta quarta-feira na US João Monteiro, no Pedro Jerônimo; na quinta, no Simão Fittemann, no São Pedro e na sexta-feira na US Lavingnia Magalhães, no bairro Conceição.

Maiana informou que os profissionais que trabalham nas unidades de saúde e os agentes comunitários estão preparados para detectar e atender os pacientes. Eles foram capacitados pelos especialistas em hanseníase, Humberto Barreto e Luis Caldas (de Salvador).

A enfermeira explicou que a hanseníase é uma doença contagiosa, transmitida, de pessoa a pessoa, por gotículas de saliva no ar e pelo contato direto com o individuo infectado. “É uma doença silenciosa e se apresenta em forma de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, não coça e não dói, mas tem cura”. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, segundo ela, evitam sua evolução e é feito por meio do uso de medicação distribuída gratuitamente nas unidades de saúde do município.

Por: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes – 10/11/1
EGP promove curso para Brigada de Incêndio

A Escola de Gestão Pública –EGP- estará promovendo no período de 22 a 26 de novembro, o curso de Brigada de Incêndio, com carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e práticas de segurança e prevenção de sinistros direcionadas para 240 servidores municipais da administração centralizada e descentralizada.


O curso será realizado na sala 2 da EGP, na Usemi e tem segundo o secretário de Administração, Gilson Nascimento, o objetivo de capacitar os servidores do município para atividades de prevenção de acidentes do trabalho, eliminando riscos eminentes aos danos da saúde, além de auxiliar no combate a incêndios.


Ele destaca que o curso tem como público alvo os integrantes da Guarda Civil Municipal, dirigentes de departamentos, além de servidores das áreas da educação, saúde e outrasunidades do governo, bem como do Hospital de Base e Emasa.


Gilson Nascimento informa ainda participarão dessa capacitação 240 servidores distribuídos em quatro turmas com 60 alunos em cada, tendo como instrutor o Técnico de Segurança do Trabalho Evandro Bispo, formado pela Escola Técnica de Engenharia da Bahia- Eeemba.


As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Administração, até o dia 17 de novembro e com este curso será alcançada até o final do ano a meta do governo para qualificação de 1.000 servidores municipais

Por: Texto: Kleber Torres Fotos: 10-11-2010

Circuito Artístico movimenta escolas municipais

Dança, música, ginástica rítmica, poesia, teatro, entre outras manifestações artística estão mobilizando centenas de estudantes e professores da rede municipal de ensino de Itabuna em seis unidades escolares durante o Circuito Artístico. O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação (SEC), foi iniciado na última terça-feira, dia 9, na Escola Lourival Oliveira, de Ferradas, e se estenderá até a próxima quinta-feira (18).

Nesta quarta-feira, dia 10, as atividades do Circuito agitou a quadra de esportes do Instituo Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), quando os alunos literalmente pararam para acompanhar e aplaudir os colegas e professores artistas, que deram show nas apresentações de dança, ginástica rítmica, voz e violão, flauta doce, teatro, capoeira e poesia. Além da Escola Lourival Oliveira e Imeam, participam do projeto as escolas Brasília Baraúna, Ciso, Flávio Simões e Caic.

“Está tudo muito bonito. Poder participar de um momento como esse é interessante porque temos a oportunidade de conhecer o talento de nossos colegas e saber o quanto a arte, a música e a dança são importantes na escola”, observou a estudante Alcione Santos. Através do Circuito Artístico, adolescentes, jovens, professores e funcionários das escolas que atuam no Ciclo da Adolescência (CAD) e no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) diurno estão tendo a oportunidade de interagir trocando experiências artístico-culturais.

“Socializando estas atividades, queremos propor a valorização das múltiplas inteligências de educadores e educandos, bem como a integração dos alunos e profissionais dos diferentes segmentos, possibilitando a melhoria das relações interpessoais e intrapessoais”, argumenta a professora Lilian Lima, assessora técnico-pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais.

Para a professora de artes do Imeam, Iolanda Costa, o Circuito Artístico serviu como um preâmbulo da mostra cultural que a escola está preparando como encerramento das 13 oficinas oferecidas aos alunos, durante as atividades extracurriculares da Escola em Tempo Integral. A programação prosseguirá nesta quinta-feira, dia 11, na Escola Brasília Baraúna, no bairro São Roque, a partir das 9 horas.

Por:  Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes – 10/11/2010
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é