Pular para o conteúdo principal

Técnicos vão discutir com a população Plano Municipal de Segurança Pública


Gilson Nascimento

O Plano Municipal de Segurança Pública de Itabuna baseado no Diagnóstico da Violência e Criminalidade do Município – será apresentado por técnicos do Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem) ao prefeito Capitão Azevedo, autoridades e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada,em 14 de dezembro, das 9 às 12 horas, no auditório da FTC.


A agenda para apresentação do estudo foi discutida numa reunião coordenada pelo secretário da Administração Gilson Nascimento, com o coordenador nacional do Prosem, Marcos Vinicius Oliveira, além da pesquisadora Santina Gonçalves – que comanda a equipe interdisciplinar que elabora o Diagnóstico da Violência e Criminalidade em Itabuna-; do representante da Câmara de Vereadores, Milton Cerqueira; do comandante da Guarda Civil Municipal, tenente Manoel Cerqueira e do presidente da União das Associações de Moradores de Itabuna, Juscelino Nunes.


Para Gilson Nascimento, o Plano de Segurança vai permitir ao governo municipal obter recursos junto ao Ministério da Justiça para projetos específicos voltados aos setores de infraestrutura, meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população complementadas por um conjunto de ações integradas de prevenção na área de segurança urbana.

O secretário considera que o importante no combate à violência é a prevenção, evitando que a epidemia se instale e se alastre. Ele também apresentou um relato das ações do governo municipal atuando inclusive na estruturação e equipamento da Guarda Municipal.

Proposta

O coordenador nacional do Prosem, Marcos Vinicius Oliveira explicou que o Plano e o Sistema Municipal de Segurança Pública é um trabalho muldisciplinar, que mobiliza profissionais de diversas áreas, com o objetivo de envolver os diversos setores da Gestão Municipal e a própria população no planejamento e na execução de ações que resultem na diminuição da violência e da criminalidade.

Ele informou ainda o foco das ações está na prevenção da violência, colocando ao mesmo tempo o município como sujeito ativo da Segurança Pública através da integração de políticas sociais e políticas de segurança, proporcionando ações nas duas frentes.


Lembrou que Itabuna é referenciada entre as cidades mais violentas do país e está sendo mapeada agora com o diagnostico em andamento, o que vai permitir a implementação de ações e programas em áreas críticas.

Pesquisa 

Para a coordenadora do Diagnóstico da Violência e Criminalidade, Santina Gonçalves, que tem mestrado em Cultura e Turismo, atuando na área acadêmica como professora de metodologia cientifica, o trabalho de campo para em andamento envolve a aplicação de dois mil questionários, com nove itens diferentes, o que vai permitir avaliar informações quantitativas e qualitativas.

Em paralelo, ela anuncia a realização ainda na próxima semana, de cinco oficinas, uma a cada dia útil no período das 18 às 20 horas, territórios em que foi dividida a cidade: Centro e nas zonas Sul, Norte, Leste e Oeste.

Por:  Kleber Torres Fotos: 25-11-2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é