Pular para o conteúdo principal

Hoje é o Dia Internacional das pessoas com deficiência

Hoje é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiências. O objetivo de lembrar este dia é gerar conscientização, compromisso e ações que amenizem a situação dos deficientes no mundo.


De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências, Carlos Antônio Mello, estima-se que, em Criciúma, existam cinco mil pessoas com diversos tipos de deficiência.

“Esse será um dia para propor medidas eficazes para promover a igualdade e participação plena das pessoas com deficiência na vida social”, salienta Carlos.

Michele Andrade Ramos, de 26 anos, é cadeirante desde que sofreu um acidente há cinco anos. “Estava com umas amigas em cima de uma laje fazendo umas fotos, e o muro que cerca o lugar acabou cedendo. Cai, quebrei minha coluna na hora e fui socorrida às pressas. No primeiro momento, fiquei chocada, não imaginava a gravidade do acidente, mas nunca desanimei”, conta.

De acordo com a jovem, tudo que ela espera é ser reconhecida como uma cidadã como outra qualquer. “Algumas pessoas não vêem a gente com os mesmos olhos”, afirma.

Ela diz que já se adaptou à nova vida e que não pensa mais na cura. “Não sei se algum dia isso pode acontecer, mas sou feliz assim. Minha família me apóia, tenho amigos, estudo”, explica. A jovem é estudante da quinta fase de psicologia da Unesc.

Problemas diários

Michele também sofre com problemas diários, como a falta de acessibilidade. “Quando chego em uma loja para comprar alguma roupa, a primeira pergunta que me fazem é: ‘Você quer entrar?’. Porque primeiro nem todas as lojas têm a rampa para que eu possa entrar, depois muitos acham que a gente, por ser deficiente, é pobre e não tem condições de ser clientes. Isso é triste”, comenta.

As faixas de pedestre são outros obstáculos a serem vencidos, pois nem todas têm rampa de acesso à calçada. “Se estou sozinha e preciso passar de uma rua para outra, ou tenho que pedir ajuda a alguém, ou manobrar bem a cadeira para conseguir subir na calçada novamente”, diz Michele.
http://www.clicatribuna.com/

Esta semana um deficiente visual participou do programa de Paulo Leonardo " O Crime Não Compensa"  e se queixou dos impercílio encontrados em Itabuna para  o direito de ir e vir. Criticou as barracas existentes  no trecho Correio (Ponto de Onibus Coletivo) ao Ponto de Embarque da Rota  em frente ao antigo CNPC.  Por ser cego, foi vítima de duas quedas no trecho, e por isso vítima também de gozações de pessoas sem sensibilidades.
Em Itabuna, muitos locais têm que ser revistos, as dificuldades encontradas por deficientes fisicos e visuais  são grandes! Tá na hora dos poderes públicos prestarem mais atenção a esses nossos semelhantes. O problema é que a deficiensa física tende a aumentar devido ao numero constante e assustador dos veiculos automotores, dai maior indice de acidentes. É um caso para se pensar seriamente!     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é